Exercício Público Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico

Inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, a iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), “A Terra Treme”, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção de cada pessoa e, assim, contribuir para o incremento de uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita.

Presente no exercício na EB1 de Penacova, Carlos Sousa, vereador da Educação da Câmara Municipal de Penacova, acompanhado pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil, salientou a “importância e pertinência destas ações, quer para os nossos alunos, quer para a comunidade em geral, para a obtenção de comportamentos corretos e adequados em situações de potencial risco.” Frisando ainda que “todos nós devemos agir de acordo com uma cultura preventiva, de forma a minimizar os riscos associados a acidentes ou catástrofes, porque uma simples boa execução de gestos e práticas, podem salvar vidas”, numa clara demonstração de compromisso para com as causas da proteção e segurança”.

O exercício compreendeu a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação que decorreu em todo o país pelas 11H05, desenrolou-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente foram convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.