Exposição “Mercadoria Humana”: fotografia e artes plásticas

Numa parceria entre o Município de Penacova, a CPCJ e o Agrupamento de Escolas de Penacova, está patente até 20 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Penacova uma exposição de fotografia e artes plásticas, intitulada “Mercadoria Humana”, um projeto de “Saúde em Português”.

O Tráfico de Seres Humanos é um fenómeno que tem vindo a assumir proporções preocupantes à escala mundial, as quais, cada vez com maior relevo, fazem parte da agenda política nacional e europeia. Embora o número de pessoas que anualmente é vítima do crime de Tráfico Humano varie de acordo com fontes diversas, é consensual que o número de vítimas tem aumentado em todo mundo. À semelhança do que tem acontecido a nível mundial, também em Portugal o número de vítimas tem vindo a aumentar.

Atendendo ao I Plano Nacional contra ao Tráfico de Seres Humanos, o III Plano para a Igualdade Cidadania e Género e o Plano Nacional para a Integração dos Imigrantes, foi delineado o projeto Mercadoria Humana – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos. Este projeto recorreu à arte enquanto poderoso fator de consciencialização e transformação social, aliando, a sensibilização à cultura e à arte.

Esta exposição tem como objetivos: a prevenção/Sensibilização/Informação e consciencialização da sociedade acerca do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual; e combater o alheamento da sociedade à temática do Tráfico de Seres Humanos e opacidade do mesmo, utilizando recursos inovadores (fotografia, artes plásticas e teatro) e espaços informais (centros comerciais, cafés, rádio, transportes públicos, etc.).