Exposição: António José de Almeida - Comemoração do Centenário da sua eleição como Presidente da República

António José de Almeida foi eleito há 100 anos Presidente da República

A 6 de agosto de 1919 António José de Almeida foi eleito Presidente da República. Volvidos 100 anos e para recordar esta data o Município de Penacova tem patente na sua Biblioteca Municipal uma exposição comemorativa.

É possível ver nesta exposição algumas fotografias alusivas à vida familiar, académica, profissional e política de António José de Almeida. Vários jornais, entre eles o célebre “O Ultimatum”, no qual António José de Almeida escreveu o artigo “Bragança, o último” onde fez alusões diretas de grande intensidade polémica à monarquia e o rei D. Carlos, que lhe custaram três meses na Cadeia de Santa Cruz por liberdade de imprensa, apesar de ser defendido por Manuel de Arriaga. É possível também ver alguma bibliografia, nomeadamente “Desaffronta (história d´uma perseguição)”, uma obra polémica de crítica a alguns lentes da Faculdade de Medicina; “Uma pendencia célebre” que trata da célebre pendência entre António José de Almeida e Afonso Costa , que levou a que este desafiasse aquele para um duelo; para além de livros que assinalam a sua viagem ao Brasil aquando do centenário da independência desta antiga colónia. Estão também patentes estampas, bilhetes postais e relógios alusivos ao Governo Provisório, à implantação da República; bustos da República; caricaturas e litografias; para além de objetos pessoais (mobílias, pasta académica, entre outros).

A realização desta exposição foi possível devido à cedência de peças provenientes: do Museu da República e da Maçonaria; e de particulares, Alexandre Ramires, David Almeida, Isabel Tenreiro, Luís Bigotte Chorão e Luís Reis Torgal.

De referir ainda que esta exposição foi inaugurada pelo Presidente da República, no passado dia 17 de julho, feriado municipal em Penacova, que assinala a data de nascimento de António José de Almeida.

A exposição pode ser visitada até ao dia 31 de outubro, data em que se assinalam os 90 anos da morte de António José de Almeida, sendo o horário para a visita durante o mês de agosto das 9h00 às 17h00, e em setembro das 9h00 às 18h00.