FicusMondego é o vencedor da 4ª edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio em Penacova

O Concurso Municipal de Ideias de Negócio programa, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) enquadrado no projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), já tem um projeto vencedor em Penacova.

Na abertura do Concurso, Humberto Oliveira sublinhou que “esta é uma iniciativa que tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras. É muito importante incutir aos mais jovens um espírito empreendedor, pois são eles o futuro das empresas do nosso concelho e da nossa região”. No seu discurso, afirmou ainda que “dos seis projetos que estão a concurso, se um for aproveitado para a criação de negócio, já é bastante positivo”.

Nesta 4ª edição do evento o júri penacovense foi constituído por Humberto Oliveira, Presidente do Município de Penacova, Tiago Barbosa, Diretor da empresa Trilhos Energéticos, e Pedro Rico, Diretor da empresa Extinrico, que tiveram a difícil tarefa de escolher o projeto vencedor, que representará Penacova na Grande Final Intermunicipal em Tábua, nos dias 1 e 2 de abril.

Apresentados os seis projetos a concurso, a decisão final do júri recaiu sobre o projeto “FicusMondego”, apresentado pelo aluno Roberto Oliveira do Agrupamento de Escolas de Penacova, sob orientação do Prof. António Marques. Este aluno fica agora com a “responsabilidade” de representar Penacova no Concurso Intermunicipal de Ideias, momento em que os alunos vencedores dos vários concursos municipais da Região de Coimbra irão apresentar as suas ideias a nível intermunicipal.

A par deste Concurso foi igualmente apresentado o projeto que representará Penacova na Expo-Empresas Júnior, um concurso de empreendedorismo destinado a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, que visa elevar o intuito de criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, permitindo aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo, e que nesta 1ª edição será realizada em Mortágua, no dia 27 de maio.