HMB e Maninho nas Festas do Município de Penacova

Evento, de entradas gratuitas, entre 14 e 17 de julho, junta 20 tasquinhas e 20 artesãos

Certame, pela primeira vez no centro da vila, terá gastronomia ucraniana confecionada por refugiados

HMB, Maninho, Ruizinho de Penacova, P*ta da Loucura, Remember, Mesa para Cinco e Rock n’ Riders são as principais atrações da Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato de Penacova, que pela primeira vez irá decorrer, entre 14 e 17 de julho, no centro desta vila do distrito de Coimbra e que, para além de entradas livres, irá também oferecer, em 20 tasquinhas de associações locais, as melhoras iguarias regionais e, numa zona com 20 artesãos, o melhor do artesanato da região centro.

“Decidimos trazer as festas do Município para o centro da vila de Penacova porque queremos ajudar o comércio local, dar vida e visibilidade a esta zona, que precisa da nossa atenção. Felizmente, mais de 90% dos comerciantes já mostraram interesse em ter os seus estabelecimentos abertos no horário alargado das festas e, inclusive, em fazer promoções especiais para atrair clientes, o que demonstra a razão que nos assiste ao mudar o local do certame, trazendo-o para o coração da sede do município”, afirma o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra.

Sobre o cartaz de animação, que irá repartir-se por três palcos e pelas ruas, o autarca salienta o facto de conter propostas para todos os gostos. “Os espetáculos vão começar, nos quatro dias das festas, no ‘Palco Associações’, com a participação de ranchos, filarmónicas, grupos de dança/ginástica e outros valores artísticos do nosso concelho. Depois, os concertos passarão para o ‘Palco 1’, com concertos para diferentes públicos. Logo de seguida e até de madrugada, a animação ocorrerá no ‘Palco Dj’s’. Pelo meio, haverá animação itinerante”, explica Álvaro Coimbra.

“Pela primeira vez, vamos ter uma grande área só de artesanato, com uma oferta muito diversificada e muito interessante de produtos. E vamos também entregar as tasquinhas apenas às associações locais, que precisam muito de ser ajudadas e nós sabemos que as receitas conseguidas nestes quatro dias de festa serão francamente importantes para as coletividades fazerem face a uma série de despesas”, afirma o autarca.

Relativamente às tasquinhas, o presidente da Câmara salienta que “há apenas uma exceção, que é a entrega de um espaço a um grupo de refugiados ucranianos que irão explorar uma tasquinha, disponibilizando gastronomia daquele país da Europa de Leste, sendo que a totalidade dos lucros será usada em beneficio dos cidadãos que fugiram da guerra e procuraram refúgio em Penacova”. “Será mais um contributo do Município a favor deste povo tão massacrado!, diz o edil.

A Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato irá contar também cum um cartaz de eventos desportivos (trail, caminhadas, XCO, free trail) e com uma zona exclusivamente dedicada às crianças, no campo de ténis da vila de Penacova, com insufláveis e outros divertimentos.

Programa de espetáculos

No dia 14 de julho, quinta-feira, a primeira banda a subir ao palco principal da Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato de Penacova será, às 21h30, o grupo “Mesa para cinco”. O espetáculo prosseguirá, às 22h30, com Ruizinho de Penacova, o popular acordeonista e cantor que só com os temas “Recebi um convite à casa de Joquina” e “O Vinho dá cabo das mulheres” alcançou mais de quatro milhões e meio de visualizações no YouTube.

A noite terminará, no Palco Dj’s, com MD Paulo Duarte.

No dia 15, “Rock n’ Riders" abrirão, às 21h30, os concertos no palco principal, seguindo-se, às 22h45, “A P*ta da Loucura”. Este “Musical comedy show” by Dj Rubim e Mc Quimbé é um espetáculo com muita diversão e loucura, onde Rubim (modelo) e Quimbé (ator), com toda a sua experiência de palco (projeto com dez anos de sucesso), transportam as multidões ao delírio.

Dj Cédric encerrará a noite, que se irá prolongar até às 4 horas da madrugada.

No dia 16, a banda Remember será a primeira a subir ao palco principal, às 21h30, para tocar os grandes êxitos dos anos 80 e 90. Uma hora depois, será a vez de HMB, a melhor banda portuguesa de soul e rhythm and blues, que integrou o prestigiado e restrito cartaz da edição de 2022 do Rock in Rio Lisboa.

Depois, até às 4 horas da madrugada, a noite prosseguirá, no Palco Dj’s, com Nuka, o disc-jockey que mais público atrai em toda a região centro.

No último dia das festas do município, a estrela da noite será Maninho, o cantor e guitarrista brasileiro que mais toca, nas últimas semanas, nas principais rádios nacionais. O sucesso da sua carreira está a revelar-se tão grande e tão inesperadamente rápido que só um dos seus temas que mais roda na rádio, “Pode tentar”, já ultrapassou os 7,6 milhões de visualizações no YouTube.

O “Palco Associações” terá animação até às 22h.

Programa desportivo:

Dia 15 julho:

- Sunset Trail

19h30 caminhada (8kms)

20h00 trail (15kms)

Dia 16 de julho:

Subida de Sto António

19h00- 23h00

Dia 17 Julho:

9h00 XCO Portela de Oliveira

9h00 Free trail (18kms) e Caminhada (12kms)

Horário do certame: