Humberto Oliveira assinala aliança cultural na receção à Banda Sinfônica Campesina Friburguense, do Brasil

A grande afluência popular na IV edição da Feira das Tradições de Lorvão, evento que decorreu até 18 de junho e que deu a conhecer aos seus inúmeros visitantes as tradições gastronómicas, etnográficas, e artesanato da Freguesia de Lorvão, contou com um intercâmbio internacional, estabelecido entre a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense e a Banda Sinfônica Campesina Friburguense. O certame contou com a presença desta Banda Sinfônica oriunda de Nova Friburgo (Brasil) que acompanhou a procissão, a que se seguiu um concerto.

Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, e Fernanda Veiga, vereadora da Cultura e Turismo fizeram questão de assinalar a qualidade do evento e a sua importância na celebração de alianças, tendo recebido a Banda Filarmónica Campesina Friburguense no edifício dos Paços do Concelho, numa sessão de boas-vindas.

O Presidente da autarquia sublinhou que “Penacova foi e será sempre uma terra de bem receber, que prima pela qualidade do acolhimento por parte de quem nos visita”, destacando ainda a profunda ligação deste Concelho e das suas gentes ao que ainda hoje chamamos de “País Irmão”. Grato pelo simbolismo deste intercâmbio que proporcionou em Lorvão momentos de excelência cultural, Humberto Oliveira salientou a importância que as associações locais têm na difusão da cultura e na criação de laços transfronteiriços, facto igualmente realçado por Fernanda Veiga que sublinhou que "este tipo de atividades e intercâmbios só são possíveis graças ao imenso esforço e dedicação pessoal daqueles que canalizam muito tempo das suas vidas em prol da cultura e da sua divulgação, quer no território nacional, quer além fronteiras".

Numa estadia que terá a duração de 17 dias, a Banda Sinfônica Campesina Friburguense – Nova Friburgo, marcará a sua passagem por Portugal com mais três concertos, atuando em Santo Tirso, nos dias 27 e 30 de julho, e na Casa da Música, no Porto, no dia 29 de julho.