Humberto Oliveira inaugura Espaço do Cidadão em Figueira de Lorvão e anuncia alargamento de rede wi-fi gratuita

Figueira de Lorvão, no concelho de Penacova, conta já com o “Espaço do Cidadão”, localizado na sede da Junta de Freguesia. De acordo com Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, “a aproximação dos serviços públicos aos cidadãos, não só da freguesia de Figueira de Lorvão mas de todos aqueles que os pretendam utilizar, assenta numa política de descentralização que resulta na disponibilização, num único balcão, de vários serviços de grande utilidade, e permite que um maior número de pessoas usufrua de uma maior proximidade entre os serviços centrais do Estado e as suas necessidades". Humberto Oliveira destaca que "ficam assim mais facilitadas as deslocações a estes serviços e a garantia de um atendimento de proximidade, mais personalizado e com um maior conhecimento da realidade local, o que, sem dúvida, se traduz numa mais-valia para os cidadãos da freguesia de Figueira de Lorvão, mas igualmente para todos os penacovenses que agora têm ao seu dispor quatro “Espaços do Cidadão”.

Esta é a quarta infraestrutura criada no Concelho de Penacova, estando as outras localizados em São Pedro de Alva (sede da União de Freguesias), Penacova (Paços do Concelho), e Lorvão (Sede da Junta de Freguesia). A implementação deste espaço agora inaugurado foi coordenada pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, em parceria com o Município de Penacova e a Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, bem como todas as entidades públicas cujos serviços se encontram disponíveis naquele espaço. Segundo Humberto Oliveira, poderão ser acrescentados novos serviços, contribuindo cada vez mais para o bem-estar das populações. Aberto ao público, nos dias úteis, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17h00, o “Espaço do Cidadão” disponibiliza, num posto único de atendimento, serviços da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT); Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC); Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU); Ministério da Saúde - Serviços Partilhados; Direção-Geral do Consumidor (DGC); Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF); Instituto da Segurança Social (ISS); Caixa Geral de Aposentações (CGA); Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT); Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP); Autoridade Tributária e Aduaneira (AT); Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Ainda no mesmo espaço, os cidadãos poderão usufruir dos serviços administrativos da Junta de Freguesia e de um inovador Espaço Jovem e de Internet.

Com a abertura do Espaço de Cidadão de Figueira de Lorvão cumpre-se o protocolo assinado com a Agência para a Modernização Administrativa, que previa nesta fase a instalação de quatro espaços no território do Concelho de Penacova, sendo que os três espaços instalados anteriormente sofrerão um upgrade de imagem e design por forma à sua uniformização. Como salientou o edil no seu discurso, "prometemos que em devido tempo este espaço seria uma realidade que viria beneficiar as pessoas, e eis que ele está aberto, a provar que a palavra dada é honrada e nada nos desviará da estratégia do progresso e da modernização que tragam qualidade de vida às pessoas e instituições". O presidente do município de Penacova, afirmou ainda que o município de Penacova, no âmbito dos projetos de modernização para 2017,  pretende alargar a rede wi-fi gratuita, já existente na zona circundante aos Paços do Concelho e na Praia Fluvial do Reconquinho, aos centros das vilas de Lorvão e São Pedro de Alva, e a Figueira de Lorvão.