Humberto Oliveira recebe D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra

Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova recebeu hoje, no edifício dos Paços de Concelho, D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, que até 26 de novembro realiza uma Visita Pastoral às Paróquias de Penacova, Carvalho e Friúmes.

Na presença de vários funcionários do município, D. Virgílio Antunes, salientou a importância do espírito ecuménico e de que independentemente da fé que perfilhamos, sejamos uma comunidade de paz, construída com base no desenvolvimento e no progresso. De facto a cooperação entre instituições, tem vindo a ser determinante para uma Igreja Católica que ao longo dos anos tem sofrido profundas transformações, caminhando ao encontro de uma atitude dialogante e de corresponsabilidade solidária na construção conjunta do bem comum. Pois, como referiu, dirigindo-se em particular aos que o escutavam no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penacova, acredito que, em todos os que aqui trabalham, independentemente das suas convicções religiosas, é muito mais o que nos une do que o que nos separa.

Agradecendo a sua presença no Concelho de Penacova, que se iniciou já no passado fim-de-semana com a Visita Pastoral às Paróquias de Sazes do Lorvão, Lorvão e Figueira do Lorvão e que terminará entre 30 de novembro e 3 de dezembro com a Visita Pastoral às Paróquias de Oliveira do Mondego, Paradela, São Paio de Mondego, São Pedro de Alva e Travanca do Mondego, Humberto Oliveira, que se assumiu como um católico “tresmalhado”, salientou a importância da visita de D. Virgílio e a proximidade que esta permite às comunidades, tendo em conta que não podemos esquecer as raízes culturais da grande maioria da população e a sua religiosidade. Humberto Oliveira, destacou igualmente o momento simbólico desta Visita Pastoral, já que decorre pouco mais de um mês, sobre o grande incêndio florestal que afetou significativamente parte do concelho e apelou a D. Virgílio Antunes para que junto das comunidades afetadas fizesse chegar o seu conforto, pois no seu entender de “ovelha tresmalhada”, mas com fé, o reconforto de alguém como D. Virgílio será com toda a certeza mais eficaz. Como forma de marcar a presença de D. Virgílio, em Penacova, o Presidente da Câmara Municipal ofereceu ao Senhor Bispo de Coimbra, um Presépio em madeira de salgueiro, feito pelas artesãs locais Palmira e Fátima Lopes.