Invasões Francesas são roteiro turístico cultural na Região de Coimbra

O Mapa Roteiro das Invasões Francesas na Região de Coimbra foi hoje apresentado ao público, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que lançou um mapa turístico de base histórico científica sobre este produto e que foi caracterizado pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, como uma oportunidade de divulgar o turismo cultural, que “representa já 40 por cento de todo o turismo na Europa”.

Realizada no Convento de Santa Cruz do Bussaco, a apresentação do roteiro teve a intervenção do vice-presidente da CIM Região de Coimbra, Carlos Monteiro, que considerou o mapa como “representativo de um dos momentos mais importantes da nossa História e arranque da estratégia que a região está a implementar para a valorização cultural e turística da Região de Coimbra”.

Carlos Monteiro realçou ainda que “região que não valoriza o seu passado é uma região sem futuro. A Região de Coimbra é rica em História, Cultura e tradições e o nosso passado é repleto de momentos que valem a pena relembrar e estamos fortemente empenhados em fazer desta realidade um ativo que permitirá traçar uma nova estratégia de desenvolvimento territorial”, disse o autarca.

Monteiro salientou que as estórias ligadas às Invasões Francesas são um “produto de valorização patrimonial” ao qual se junta a componente turística, porque o turismo tem grande parte dos seus alicerces na cultura e património e só dessa forma conseguiremos construir produtos únicos, inigualáveis e inimitáveis que nos permitam ter uma lógica de valorização, mas ao mesmo tempo de atracão” o território.

É nesse sentido que surge a aposta no turismo militar que, à semelhança do que tem acontecido um pouco por todo o mundo, se assume cada vez mais como um valioso produto turístico denotado de forte capacidade de atração nos mercados internacionais.

O mapa/roteiro temático alusivo às Invasões Francesas na Região de Coimbra foi publicado na edição de agosto da Revista National Geographic, incluindo o encarte do mapa temático com infografias dos pontos de interesse turístico e cultural na região de Coimbra.

O secretário executivo da CIM Região de Coimbra apresentou o enquadramento das Invasões Francesas na estratégia turística desta Região, destacando que se trata de um produto integrado e enquadrado no plano operacional Centro 2020, sendo complementado pelos projetos da Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal do Turismo de Portugal.

Num segundo nível, Jorge Brito acentuou a importância do projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha, NAPOCTEP – Interreg.

Luís Albuquerque, diretor do Museu Militar, destacou o facto do roteiro ser “um importante marco para a consolidação do desenvolvimento deste recurso turístico que está a ser trabalhado no sentido de o tornar num produto turístico diferenciador, sustentado ainda por ações complementares a esta, como a sinalização dos principais pontos de interesse e a implementação de soluções de realidade aumentada e virtual nas infraestruturas de apoio ao visitante”.

Presente na cerimónia, João Azadinho, Vice-Presidente da CM Penacova e Vereador com o Pelouro do Turismo da autarquia, salienta que “este é um momento muito importante, numa estratégia comum de valorização do património e do território. Este ano celebramos os 210 anos da terceira Invasão Francesa, que muito marcou o concelho de Penacova, e por isso é muito importante que os visitantes percebam todo o contexto e a envolvência que nos permite dar a conhecer de forma estruturada este produto turístico que agora se afirma.”