Lançado concurso público internacional para a concessão do Mosteiro de Lorvão

No âmbito do programa Revive, foi ontem apresentado o concurso público internacional para a concessão do Mosteiro de Lorvão.

O Mosteiro de Lorvão é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. O programa pretende valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões de Portugal.

O objetivo está bem definido e passa por «voltar a dar vida ao património», com o Mosteiro de Lorvão a ter, desde ontem, o estatuto de 14.º concurso lançado de um conjunto de 33 que o programa Revive - Reabilitação, Património e Turismo conta, segundo afirmou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, numa sessão na sala do cadeiral do coro baixo da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, em que também participou a Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

Ficam de fora da concessão a Igreja, o espaço reservado ao projeto museológico e uma parte destinada, eventualmente, a ser usada pela Câmara Municipal de Penacova e por coletividades, disse o presidente da autarquia, Humberto Oliveira.

A adaptação do Mosteiro de Lorvão a fins turísticos "deve ser encarada como um projeto para o desenvolvimento económico" do concelho de Penacova, no distrito de Coimbra, realçou, por sua vez, a secretária de Estado da Cultura.

Humberto Oliveira expressou o desejo de que a concessão venha a "contribuir para o desenvolvimento cultural e turístico" do município e da região.

Ana Mendes Godinho referiu que este é o 14.º concurso público lançado no âmbito do Revive, que visa "valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país", como explica o documento conjunto das duas secretárias de Estado.

Os candidatos ao concurso, lançado na sexta-feira, podem apresentar propostas até 08 de maio de 2019.

Assistiram à cerimónia o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, a diretora regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, e o presidente do CHUC, Fernando Regateiro, entre outros convidados.