Lançamento do projeto PENACOVA COMPOSTAgem

- Programa RecolhaBio traz apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos

O Município de Penacova pretende fomentar a prática da compostagem no concelho, com a implementação, entre outras ações, do Projeto de Compostagem Doméstica – “Valorização de Biorresíduos no Município de Penacova” – promovendo os conhecimentos e os recursos necessários ao desenvolvimento do processo de compostagem, com a realização de ações de formação e oferta de compostores domésticos.

António Magalhães Cardoso, vereador com o pelouro do Ambiente, sublinha que, “com este projeto, a autarquia pretende dotar o concelho de uma rede de compostores comunitários e domésticos, de forma a sensibilizar a população para a necessidade e importância da recolha seletiva dos resíduos que produz”. O edil salienta ainda que a ação é de “extrema importância para o contributo direto da sustentabilidade ambiental no concelho, numa lógica de uma solução simples, autónoma e económica, acabando por promover, igualmente, uma redução do lixo que vai para tratamento”.

O projeto inicia-se com ações de sensibilização e workshops dinamizadas pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em todas as escolas básicas do 1º ciclo do concelho de Penacova, e a instalação de compostores nas respetivas escolas. Além do cumprimento das metas europeias e dos benefícios ambientais decorrentes da valorização dos biorresíduos, o projeto contribuirá também para a reciclagem de qualidade e para a promoção da produção e aplicação de fertilizantes orgânicos de elevada qualidade.

Estão previstas diversas atividades, nomeadamente um projeto piloto de compostagem doméstica, compostagem comunitária, projeto piloto de recolha porta-a-porta dos biorresíduos produzidos pelas instituições particulares de solidariedade social, restauração e cemitérios e ações de sensibilização e capacitação.

Com um investimento total a rondar os 43 mil euros, o projeto de valorização dos biorresíduos surgiu no âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental, levada a cabo pelos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.