Maratona BTT - Rota da Lampreia leva multidão a Penacova

Na avaliação de Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, os 550 participantes que vieram para percorrer os trilhos penacovenses em mais uma edição da Maratona BTT Rota da Lampreia, organizada este domingo pelo Município de Penacova, atestam o enorme sucesso da iniciativa, encheram de cor e alegria o Concelho e comprovam que a estratégia de aproveitar os belíssimos e singulares recursos naturais já estão a dar os seus frutos e darão ainda mais no futuro, uma vez que a Câmara tem em marcha uma estratégia arrojada que visa preservar a natureza e disponibilizá-la para uma utilização sustentável em benefício da economia e das pessoas".

A edição deste ano da Maratona BTT Rota da Lampreia, que assumiu a particularidade de poder contar para a pontuação da Taça Regional do Centro, tornou-se numa enorme romaria de bicicletas a Penacova. Este fator tornou-se evidente no número de inscrições, ultrapassando o meio milhar de inscritos na prova, sendo um valor recorde desde a sua existência.

A prova, cuja organização pertence à Câmara Municipal de Penacova, contou com diversos apoios, desde as empresas Água das Caldas de Penacova, dos Bombeiros Voluntários de Penacova, da Guarda Nacional Republicana de Penacova, do CNE - Agrupamento de 1079 Penacova, dos “Corvos Bike Team” e de um grupo de motards. Com todas estas sinergias, o bom funcionamento da prova estava assegurado. A chuva deu tréguas e o dia foi marcado pelo enorme calor que se fez sentir. A partida da edição de 2017 da Maratona BTT - Rota da Lampreia teve lugar no Parque Verde de Penacova “António Marques”. Pouco passava das 09:40h quando os "betetistas" se fizeram à estrada para percorrer os 40km ou 70km de prova, consoante a distância em que estavam inscritos, meia-maratona e maratona, respetivamente.

Na classificação geral da meia maratona, Rúben Nascimento (VILANOVENSE/DUOREP/JÚLIO SIMÕES), foi o primeiro a cortar a meta com o tempo de 01h45m08s, relegando para o segundo e terceiro lugares, Sérgio Ferreira (BTT TEAM ANAJÔ PISCINAS) e Tiago Coelho (VILANOVENSE/DUOREP/JÚLIO SIMÕES), respetivamente. Na geral da maratona, distância de 70km, o lugar mais alto do pódio foi para Carlos Ramos (ACCM BTTEAM), com o tempo de 03h01m19s, deixando para trás Bruno Sancho (Individual) em segundo lugar, e Diogo Brás (Marrazes/Gui/Brejinho/Bikezone Leiria), em terceiro.

​

Ricardo Simões, vereador do desporto da autarquia penacovense, afirmou que “só com o empenho de todos os intervenientes se consegue ter sucesso, e uma vez mais isso ficou aqui provado, quer no número de participantes, quer no feedback dado pelos mesmos. Penacova é, e vai continuar a ser cada vez mais, o palco privilegiado para eventos desportivos de natureza, sendo uma forte alavanca para o nosso desenvolvimento.”

Humberto Oliveira destacou ainda que “a beleza natural do território penacovense é convidativa para este tipo de provas”. Considerada pelos amantes da modalidade de extrema qualidade, quer ao nível da organização e logística, quer ao nível da marcação do seu trilho, “a prova tem reunido condições para crescer, e prova disso foi o número de inscritos nesta edição”, sublinha o autarca. “A edição de 2016 já tinha sido um sucesso, mas a deste ano superou todas as expectativas e, como tinha referido no ano passado, este ano só podia crescer e ser um ano de confirmação da qualidade do nosso Centro de BTT, dos nossos trilhos, dos nossos colaboradores e de todas as entidades envolvidas neste dia tão importante para o desporto em Penacova” conclui o edil.