Margem esquerda do Mondego junto a Penacova vai ser recuperada

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai requalificar um troço do rio Mondego, entre o açude da Carvoeira e o açude de Louredo. A consignação da empreitada, no valor de 365 mil euros, foi assinada na Câmara de Penacova, entre a APA e a empresa Ecorede – Engenharia e Serviços, SA.

O contrato, no valor de 365.838,15 mil euros, tem apoio financeiro do PEES – Plano de Estabilização Económico e Social. A intervenção consiste na proteção da infraestrutura de captação de água para abastecimento público da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ronqueira, o aumento da capacidade de escoamento, proteção e mitigação da erosão existente, numa extensão aproximada de 435 metros, na margem esquerda do rio.

A obra com um prazo de execução de 3 meses consiste no corte e remoção do material vegetal existe no leito do rio Mondego, regularização do leito na zona de corte do material vegetal, proteção da margem esquerda com enrocamento na base do talude e geomalha tridimensional na parte superior, incluindo a reposição do caminho marginal e ainda uma plantação de vegetação autóctone e aplicação de hidrossementeira no talude intervencionado.

Na assinatura do auto de consignação estiveram presentes Álvaro Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Penacova, Pimenta Machado, vice-presidente da APA e Lilia Costa, da empresa “Ecorede – Engenharia e Serviços, S.A.”.