Mensagem de Páscoa do Presidente da Câmara Municipal de Penacova

Meus amigos,

 

Chegámos ao sábado de Páscoa. Aquele que eu me habituei, desde criança, a chamar de Sábado da Aleluia e que se anunciava pelas 10 horas com o sino da Capela de Nossa Senhora da Moita em Gondelim. Ontem, Sexta Feira Santa não houve procissão, na próxima semana não haverá Visita Pascal nem Nossa Senhora da Moita. É um tempo estranho este. Mas temos que o conseguir ultrapassar, vencer e seguir em frente. E para isso temos, todos, de fazer o que nos compete. Em primeiro plano ao nível individual. Cumprindo com as regras que as autoridades nos vão aconselhando e/ou obrigando. As regras de confinamento. As regras de distanciamento social. As regras de higiene. Esse é o primeiro passo para que tudo corra bem. Em segundo lugar o trabalho institucional que as entidades, e no nosso caso em concreto, o Município de Penacova tem de desenvolver.

 

E esse trabalho é em larga medida a coordenação política que o momento exige. São diversas as plataformas onde participo para coordenar esse trabalho. Para além daquelas que não participo pessoalmente, mas em que os restantes membros da Comissão Municipal de Proteção Civil participam e organizam as diversas atividades. O Serviço Municipal de Proteção Civil, representado pelo  Vasco Morais, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova, António Simões, o Comandante do Posto da GNR, Paulo Ferreira, o Coordenador do Centro de Saúde, Francisco Araújo e a Delegada de Saúde de Penacova, Sara Silva todos nós estamos diariamente envolvidos num conjunto de atividades que visa reduzir ao mínimo o risco que existe, porque ele existe com grande probabilidade, de termos em Penacova uma realidade que infelizmente já atinge outros territórios a poucas centenas de quilómetros de nós.

 

No âmbito da Comissão Municipal da Proteção Civil, para além coordenação com as diversas entidades como as IPSS’s, as Juntas de Freguesia, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, ou ainda, com articulação dos diversos serviços do Município temos todos feito o melhor para reduzir e mitigar riscos.  As primeiras medidas a serem tomadas, no dia 16 de março, foram de organização interna, nomeadamente o encerramento do atendimento ao público presencial e com a colocação de vários colaboradores em regime de teletrabalho, não deixando de prestar os serviços essenciais, como o abastecimento e tratamento de águas residuais, a recolha de resíduos sólidos urbanos, a proteção civil e a ação social. E desenvolvemos todas as medidas que permitem que os cidadãos pudessem continuar a contar com todos os serviços públicos, mesmo que não presencialmente.

 

E depois começámos a organizar-nos para dar resposta nas diversas áreas: o apoio social e psicológica às populações, a aquisição e distribuição de EPI’s e outros equipamentos pelas diversas entidades envolvidas, a organização do Centro Logístico, o serviço de apoio ao domicílio para a entrega de bens alimentares e medicamentos a todos os grupos de risco, a identificação de locais para eventuais evacuações de IPSS’s e a aquisição dos equipamentos necessários a essa eventual evacuação, a desinfestação dos locais públicos em articulação com as Juntas de Freguesia, a organização nomeadamente através de voluntariado de segundas linhas de recursos humanos para apoio em caso de alguma IPSS deixar de ter condições de laboração, a função, nem sempre compreendida, da GNR para fazer cumprir com as normas que vão sendo emitidas pelas entidades  competentes, as novas regras de funcionamento dos funerais, a sensibilização de toda a população (destaco nesta matéria o trabalho desenvolvido pelas Juntas de Freguesia), as medidas de apoio às famílias, empresas e outras entidades que será preciso desenhar, as dificuldades em obter alguns equipamentos e materiais ou a necessidade de termos alguma autonomia em termos de testes dirigidos a alguns grupos de risco, são apenas alguns dos assuntos que nessas reuniões coordenamos, desenvolvemos e implementamos. E posso assegurar-vos que em todas já temos resultados visíveis.

 

No entanto hoje continuo a destacar o papel fundamental das IPSS e outras infraestruturas de apoio social que temos no concelho de Penacova. Como todos sabemos, trabalham com um dos grupos de maior risco desta pandemia e para mitigar os riscos temos vindo a estabelecer planos de contingência e de atuação em caso de infeção de algum utente ou colaborador destas instituições, bem como planos alternativos de recursos humanos, seja através do voluntariado ou da cedência destes recursos pelo município. Temos igualmente analisado os diversos tipos de apoio que possam vir a ser prestados por nós, enquanto autarquia, e os constrangimentos inerentes à obtenção de EPI’s estando a ceder os mesmos à medida que vamos conseguindo adquirir e dão entrada no nosso Centro Logístico. Ressalvo ainda que existe um plano de evacuação previsto para os lares em caso de urgência que assegura todas as condições de segurança, de acordo com as normas da DGS, quer para quem transporta, quer para os cidadãos que tiverem que ser transportados. É nas IPSS’s que está o maior risco pelo que é, para já, onde temos de fazer os maiores esforços.

 

Tenho ainda de referir todo o trabalho de comunicação e informação que está a ser coordenado pelo Vice-Presidente João Azadinho na comunicação e informação seja através do website institucional e da rede social Facebook do Município, como através do desenvolvimento de panfletos, outdoors, mais uma vez com a preciosa colaboração das Juntas de Freguesia, ou mesmo através de comunicações sonoras, desta vez com a preciosa colaboração dos Bombeiros Voluntários de Penacova e da GNR.

 

Palavras de agradecimento tenho para todos os que refiro nesta comunicação, mas também para todos os colaboradores do Município que têm sido solidários nesta nova forma de trabalhar. Não os posso enumerar todos, portanto fá-lo-ei em todos os Vereadores. Aqueles que não tem tempo atribuído nem pelouros pela solidariedade e pelas propostas, aos restantes pelo trabalho desenvolvido. O João Azadinho já o referi, mas também o Ricardo Simões na coordenação dos recursos humanos que continuam a assegurar o funcionamento dos serviços municipais e a Sandra Ralha sobre a qual recaí grande parte deste trabalho seja no apoio social que este momento de fragilidade sempre pressupõe como na coordenação do trabalho com as IPSS´s. E permitam-me ainda uma palavra adicional ao Vasco Morais por toda a coordenação desta operação que esperamos que passe rápido e passe o melhor possível. Todos os que trabalham com cada um de nós tenha a consciência que todos somos fundamentais.

 

Vamos passar por isto e ficar mais fortes!

A melhor Páscoa possível para cada um de vós!

 

Humberto Oliveira,

Presidente da Câmara Municipal de Penacova