Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penacova (CPCJ) destaca este dia, 30 de abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana, a colocação de um Laço Azul às janelas, desafio que aceitamos da Comissão Nacional. Destaca-se o excelente trabalho de todos os técnicos e comissários das diferentes entidades que integram a CPCJ, que mesmo durante a pandemia continuam com o seu trabalho na primeira linha, a acompanhar famílias, presencialmente nas instalações da CPCJ, com reuniões por videoconferência,  e a trabalhar na prevenção. Damos uma palavra de reconhecimento ao Sr. Comandante da GNR, Paulo Cafede, pela sua participação ativa e adesão a esta iniciativa colocando um Laço Azul, símbolo representativo desta ação, na fachada de sede da Guarda Nacional Republicana, cujo Laço foi cedido pela Associação Juvenil Coro Vox Et Communio.  Face à situação pandémica que se vive no país e no mundo, e com o intuito de chegar junto das famílias, crianças e jovens, que estão confinados aos seus lares, a CPCJ reforçou a divulgação,  através das novas tecnologias, de iniciativas diárias, sugestões e desafios durante o Mês de Abril, na construção de Laços em família, calendário dos afetos, onde em cada dia são propostas atividades individuais e que também envolvem toda a família.

Estes trabalhos poderão ser visualizados na página de Facebook da CPCJ de Penacova onde poderão acompanhar as sugestões apresentadas alusivas ao tema. Todas as ações desenvolvidas são essenciais para manter a dinâmica e a interação com crianças e jovens. O confinamento decorrente das medidas de contenção da propagação do coronavírus pode ser um fator potenciador de aumento de situação de violência doméstica e de maus-tratos infantis, pelo que é necessário encontrar estratégias não só de proteção, mas principalmente de prevenção fortalecendo os laços familiares de afeto nesta fase que nos apanhou de surpresa a todos.

A presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penacova, Sandra Ralha destaca que nesta fase de isolamento social o trabalho de prevenção que todos temos de fazer é importantíssimo, nomeadamente os vizinhos e toda a comunidade no sentido de estarmos atentos e observadores para com o que nos rodeia protegendo as crianças e os jovens. Neste dia 30 de abril, é mais uma oportunidade aderindo à iniciativa Nacional e promover a consciencialização da população para esta problemática, em particular o seio familiar, alertando todos de uma forma séria mas com a participação lúdica nas iniciativas do Mês de Abril, colocando hoje o seu Laço Azul à janela.