Mosteiro de Lorvão na Rota das Abadias Cistercienses

O Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira e a representante da Carta Europeia de Sítios e Abadias Cistercienses, Irene Bien descerraram hoje, à entrada do Mosteiro de Lorvão uma  placa que identifica este Monumento Nacional como membro de “La Route des Abbayes Cisterciennes”.

O Mosteiro que viu ser proposta a sua entrada para membro daquela Associação, em 2017, pela Diretora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará, passa assim a estar oficialmente identificado como associado da mesma. Graças a esta iniciativa, o Mosteiro de Lorvão, acolheu já, no passado dia 25 de maio, um grupo de visitantes franceses e hoje, um grupo belga, que pode assistir à cerimónia presidida por Humberto Oliveira e pelo Vereador da Cultura do município de Penacova, João Azadinho, que referiram a importância do Mosteiro de Lorvão integrar igualmente a Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, contribuindo para a promoção, preservação e valorização da herança cisterciense na Europa.

Nesta Rota que atualmente reúne mais de duas centenas de abadias e mosteiros distribuídos por onze países europeus, João Azadinho, salienta a importância histórica do Mosteiro de Lorvão, o primeiro mosteiro cisterciense feminino em Portugal.