MOSTRA DE DOÇARIA CONVENTUAL DE LORVÃO COM DOCEIROS DO MINHO AO ALENTEJO E AÇORES

- Certame decorre, dias 14 e 15 de outubro, no Mosteiro de Lorvão

A 2ª Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão vai juntar, dias 14 e 15 de outubro, nos claustros do Mosteiro de Lorvão, no concelho de Penacova, duas dezenas dos mais famosos e premiados doceiros do Minho ao Alentejo e também com a presença do Município da Praia da Vitória (geminado com Penacova), que irá expor os melhores doces conventuais da ilha Terceira, dos Açores.

“Para além das inimitáveis nevadas de Penacova e dos fabulosos pastéis de Lorvão, teremos os ovos moles de Aveiro, o pão de ló de Ovar, as tortas de Azeitão, o pastel de Tentúgal, o pão de rala e o ensopado de noz de Évora, o queijo do céu de Arouca, as cornucópias de Alcobaça, o Morgado do Bussaco, as templárias, as janelinhas do capítulo e os pampilhos de Tomar, a marmelada de Odivelas, as queijadas de Pereira e muito mais”, assegura no presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra.

O autarca lembra que a edição inaugural, em 2022, "superou as expetativas mais otimistas, com imenso público, muitos expositores a esgotarem todo o seu estoque e muitos comentários positivos, mas a edição deste ano tem tudo para ser ainda melhor”. A procura registada para este ano, afirma Álvaro Coimbra, "foi muito superior à oferta. Tivemos de deixar de fora, com imensa pena nossa, muitos doceiros interessados em participar na nossa mostra. Mas o nosso foco não é a quantidade, é a qualidade e diversidade dos produtos. Este ano, conseguimos abranger uma representatividade nacional ainda maior e contamos com três instituições que prestigiam ainda mais o evento: o município açoriano da Praia da Vitória, a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro e a Confraria da Marmelada de Odivelas”.

A 2ª Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão, de entradas gratuitas, terá um vasto programa cultural associado, também ele de acesso sempre livre.

No dia 13 de outubro, às 21h30, haverá um concerto de órgão tubos, no Mosteiro de Lorvão, com a conceituada organista espanhola Marisol Mendive. O evento é organizado pela Fundação INATEL, no âmbito do Ciclo de Outono de Órgão de Tubos 2023, sob a curadoria de Paulo Bernardino.

No dia seguinte, às 16h30, decorrerá, nos claustros do Mosteiro de Lorvão, a recriação do fabrico de palitos pá e bico pelo Rancho Folclórico "As Paliteiras" de Chelo. Às 17h30, haverá, no mesmo local, um workshop de doçaria, organizado pela Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão. Às 21h, na igreja do mosteiro, decorrerá o 17º Encontro Internacional de Coros, com os grupos Divo Canto (Penacova), Coral Valparaíso (Valladolid) e Coral Polifónica San Roque (Vigo). A organização é do Divo Canto.

No dia 15, domingo, às 16h, realizar-se-á o concerto "Windsbraut" | Duo Octacorde & Flauta, com Pedro Dias (guitarra) e Henrique Andrade (flauta). Trata-se de um duo da Praia da Vitória. Às 17h, terá início o evento "Conversas com História: 'Filhas d'algo em Lorvão, entre a clausura e o mundo', com as intervenções dos investigadores e professores universitários Luís Rêpas e Catarina Barreira e a moderação de Fábio Nogueira, curador do Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão.

O programa cultural da mostra de doçaria encerra às 18h com a "Messe Brève de Léo Delibes", com as prestações musicais da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Penacova, Banda Filarmónica da Casa do Povo de São Pedro de Alva, Coral Divo Canto, Coro Vox et Communio, Filarmónica Boa Vontade Lorvanense e Partículas Soltas. A organização é da Escola de Artes de Penacova.

A 2ª Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão, que decorrerá num monumento nacional que foi um importante mosteiro e centro de produção de manuscritos iluminados no século XII, servindo depois como mosteiro feminino, estará aberta ao público no dia 14 de outubro, sábado, entre as 15h e as 21h e no dia 15, domingo, entre as 10h30 e as 18h.