Município avança com a remoção de fibrocimento nas escolas de Penacova e São Pedro de Alva

Foi esta sexta-feira, dia 23 de abril de 2021, assinada a consignação das obras de substituição das coberturas de fibrocimento na Escola Básica e Secundária de Penacova e na Escola Básica de São Pedro de Alva, assim como no Pavilhão Municipal de Penacova. As intervenções contam com um investimento de 278 879,23€.

Na cerimónia, que decorreu no Auditório da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Penacova, Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, destacou que “esta intervenção tem como objetivo responder a uma preocupação de saúde pública”, acrescentando que se trata de “um investimento essencial na salvaguarda das condições de segurança e saúde nas escolas, complementando ainda com uma melhoria no conforto térmico dos equipamentos escolares”.

Cristina Simões, subdiretora do Agrupamento de Escolas, salientou “a importância desta intervenção para toda a comunidade educativa, sendo uma preocupação generalizada por todos e que vai ser possível concretizar, criando melhores condições de bem-estar a alunos, docentes e funcionários”, salientando ainda a boa articulação existente em todo o processo com a autarquia de Penacova. As infraestruturas escolares estão prontas a adequar-se à intervenção, a cargo da empresa EDIBEIRAS - Edifícios e Obras Públicas das Beiras, Lda.

Pedro Coimbra, deputado da Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Penacova, que tem vindo a acompanhar este tema, reconheceu “a extrema importância desta empreitada, algo possível através dos Fundos Comunitários”. Pedro Coimbra sublinhou ainda que “é, sem dúvida, determinante conseguimos a resolução de um problema, dotando as nossas escolas de melhores condições de segurança, de salubridade e de saúde pública, que obviamente é o mais importante para todos nós”.