Município de Penacova apoia a compostagem doméstica

O Município de Penacova, com o apoio do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), está a iniciar a distribuição de compostores domésticos e a promover esclarecimentos sobre a compostagem doméstica, tendo realizado ontem, em Sazes do Lorvão, a sua primeira sessão.

A iniciativa integra a candidatura “RecolhaBio – Valorização de Biorresíduos no Município de Penacova”, promovida pela Câmara Municipal de Penacova e apoiada pelo Fundo Ambiental, com a intermediação da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Presente na sessão, António Magalhães Cardoso, vereador da Câmara Municipal com o pelouro do ambiente, sublinhou a importância destas ações, que “pretendem dotar a população de conhecimentos e recursos, necessários ao desenvolvimento do processo de compostagem”. Num contexto ainda mais abrangente e global, referiu que “a compostagem é um contributo direto para a sustentabilidade ambiental no concelho, sendo uma solução simples, autónoma e económica, que acaba por promover, igualmente, uma redução dos resíduos que vão para tratamento/aterro e dos impactes negativos nos recursos naturais”.

Esta campanha visa sensibilizar a população para a recolha seletiva e a compostagem doméstica. Neste sentido, começaram a ser entregues compostores domésticos aos munícipes interessados em reaproveitar os seus resíduos orgânicos. Nas sessões, orientadas por técnicos do IPC, são prestados todos os esclarecimentos relativos à compostagem doméstica e são dadas as devidas orientações para o correto desenvolvimento deste procedimento.

No próximo dia 26 de julho, realiza-se pelas 18h30 mais uma sessão, desta feita na Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão. As candidaturas à atribuição dos compostores continuam abertas e disponíveis em http://www.cm-penacova.pt/pt/news/penacova-compostagem-n2525 ou no Balcão Único de Atendimento na Câmara Municipal de Penacova.