MUNICÍPIO DE PENACOVA APRESENTA UNIVERSIDADE SÉNIOR

O novo Centro Escolar de Figueira de Lorvão irá receber, no próximo dia 18 de abril, a apresentação da Universidade Sénior de Penacova.

A Universidade Sénior tem como objetivos promover as diferentes literacias, a inclusão social, o combate à solidão e ao isolamento, o envelhecimento ativo, a participação cívica, a cidadania democrática e a educação para a saúde.

“Temos que olhar pela população mais idosa e contribuir para melhorar a sua qualidade de vida. Este projeto é uma forma de combater o isolamento e a solidão de muitos dos nossos idosos e, simultaneamente, proporcionar-lhes momentos de convívio”, afirmou Carlos Sousa, vereador da educação e ação social.

Em paralelo com a apresentação da Universidade Sénior, será lançada uma nova edição do projeto “Letras Prá Vida”, dinamizado pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), em parceria com o Município de Penacova.

O “Letras Prá Vida” pretende dinamizar atividades de promoção da leitura e da escrita mas também do exercício da cidadania e das relações interpessoais.

Enquanto resposta educativa não formal, o projeto comunitário “Letras Prá Vida” irá dar início às oficinas para adultos na freguesia de Figueira de Lorvão, alargando-se posteriormente a todas as freguesias do concelho de Penacova.

Alfabetização, literacia digital, música, passeios temáticos, são algumas das componentes do projeto.