Município de Penacova assina consignação para obra do Canil e Gatil

Ficará situado junto ao estaleiro do Município de Penacova o novo canil e gatil municipal, cujo Auto de Consignação da empreitada foi hoje assinado, prevendo-se um tempo de execução de 120 dias.

De acordo com Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, “uma infraestrutura desta complexidade obedece a regras e normas legais específicas que não podiam ser descuradas”. Segundo o autarca, foi dado mais um passo decisivo para resolver um problema que se vem arrastando ao longo dos últimos anos, mas que só agora, fruto das diligências ultrapassadas, foi possível resolver, permitindo-nos assim acolher em Penacova, mais concretamente na Espinheira, este tipo de infraestrutura”.

Com a intervenção de várias entidades, entre elas a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), os técnicos do Município desenvolveram o projeto, esperando-se que o canil e gatil seja uma realidade no Concelho de Penacova, a breve prazo.

Pedro Coimbra, presidente da Assembleia Municipal de Penacova, elucidou “que este é um problema com que vários municípios se debatem hoje em dia, que é a recolha e o acolhimento de animais abandonados”. De acordo com o também deputado à Assembleia da República, “Penacova ficará assim com um equipamento de qualidade, respondendo a uma necessidade premente”. Pedro Coimbra defende que sejam desenvolvidas ações de sensibilização junto das populações para o combate à violência aos animais e o seu abandono, uma vez que “o dever de cuidar dos animais não se restringe aos municípios, mas igualmente aos seus donos, à sociedade”.

Também presente na cerimónia do Auto de Consignação esteve a Associação Rafeiros Puros, a quem Pedro Coimbra endereçou “um cumprimento especial”, dirigido às “promotoras do projeto que venceu o Orçamento Participativo Municipal, Telma e Susana, que são também, fundadoras da associação”.

A nova infraestrutura ficará equipada com todas as condições para o cumprimento dos seus objetivos e cumprirá as exigências e obrigações legais inerentes a um equipamento desta natureza. Entre outras valências, o espaço estará dividido em instalações por espécie (canil, gatil e outras espécies), instalações individuais e de grupo, celas de quarentena e de ninhadas, enfermaria, armazéns, gabinete veterinário, zona de desinfeção e zona de recreio e atividade física para cães e gatos.

O Auto de Consignação foi assinado pelo responsável da empresa adjudicatária e pelos técnicos municipais que farão o acompanhamento desta obra. A empresa que venceu o concurso público foi a “Construções Rodrigues e Filhos, Lda.”, num investimento no valor de 218.221,58€, tendo os trabalhos início já nas próximas semanas.