Município de Penacova assina Protocolo de Colaboração com Agência Portuguesa do Ambiente

O Município de Penacova celebrou esta quinta-feira, 19 de abril, com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um protocolo de colaboração que visa regular a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos relativos à conservação da natureza, requalificando as linhas de água dos concelhos mais afetados pelos incêndios em 2017, de modo a iniciar a preparação da campanha de prevenção e combate aos incêndios em 2018.

A sessão de assinatura deste protocolo, teve lugar no edifício da Administração da Região Hidrográfica do Centro, tendo o município de Penacova sido representado pelo Vice-Presidente da autarquia penacovense, João Azadinho, e a APA, pelo Vice-Presidente do Conselho Diretivo, António Ribeiro.

Nos termos do protocolo, cabe à APA “executar de modo adequado as suas responsabilidades, incluindo as obrigações de informação e de cooperação, bem como “assegurar o financiamento necessário à sua execução”. Para isso, a APA suportará encargos até ao montante de 160 mil euros, sendo 40% do encargo global disponibilizado no prazo de 30 dias após a assinatura do protocolo e o remanescente em três tranches de 20% cada.

Por seu turno, as obrigações da Câmara Municipal de Penacova passam por afetar à execução do protocolo os meios humanos, materiais e informáticos que sejam necessários e adequados, lançar os procedimentos de contratação nos termos do Código da Contratação Pública tendo em vista a adjudicação das intervenções de regularização das linhas de águas, assegurar a fiscalização dos trabalhos das empreitadas, analisar as propostas e adjudicar as obras, entre outros aspetos a ter em conta.

Este acordo com a APA é fruto de um protocolo de colaboração técnica e financeira entre esta entidade e o Fundo Ambiental, que prevê um apoio ao financiamento das intervenções urgentes e impreteríveis de regularização fluvial, até ao montante de 12 milhões de euros nos concelhos afetados pelos incêndios florestais.