Município de Penacova assina protocolo de cooperação do Caminho de Santiago

O Município de Penacova assinou em Vila Pouca de Aguiar, conjuntamente  com outros trinta e cinco municípios do país,  um protocolo de cooperação para a criação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

Os Caminhos de Santiago são trilhos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela, desde o Séc. IX, tendo recuperado, recentemente, grande protagonismo, constituindo assim, um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. O Caminho que constitui o primeiro itinerário cultural europeu, assumindo um papel primordial na dinamização da história e cultura da Península Ibérica, tornou-se muito popular nos últimos anos. Existem vários caminhos que percorrem toda a Europa e que desembocam em Santiago de Compostela. Se é verdade que alguns desses troços já se encontram bem demarcados e com vários albergues e estruturas de apoio aos peregrinos, outros há que ainda se encontram desprovidos de qualquer marcação ou divulgação, apesar de já serem procurados por peregrinos, como é o caso de Penacova, que neste momento está a traçar o caminho no concelho.

O principal objetivo desta federação visa revitalizar, promover, estudar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago, como importantes vias de peregrinação a Santiago de Compostela, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas.