Município de Penacova candidata aldeia do Chaínho ao Programa Condomínio da Aldeia

O Município de Penacova candidatou a aldeia do Chaínho, na freguesia de Penacova, ao Programa “Condomínio de Aldeia – Programa Integrado de Apoio às Aldeias localizadas em territórios de Floresta”, dirigido aos territórios com vulnerabilidades decorrentes da conflitualidade entre a perigosidade de incêndio rural e a ocupação e uso do solo.

A aldeia do Chainho, com 20 habitantes, onde subsiste uma pequena fração de solo agrícola e pequenos olivais abandonados, foi a aldeia selecionada pelo Município para esta candidatura já que se encontra praticamente isolada e sem acessos florestais, o que eleva a sua fragilidade face ao risco de incêndio.

Vasco Morais, Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, destaca que, após ter sido auscultada a população para a elaboração desta candidatura, será intervencionado cerca de 80% do território da aldeia (11,4ha). “O objetivo, é reverter o cenário de desordem florestal existente e aumentar o potencial de resiliência do Chainho. Queremos criar condições que permitam a sua autodefesa em contexto de incêndio, por isso ouvimos a população e definimos uma estratégia com base no conhecimento adquirido, mas sobretudo no que nos foi transmitido”.

No âmbito da candidatura encontram-se previstas as seguintes ações: reconversão florestal na faixa de gestão de combustível da rede secundária (100 m) por espécies agrícolas/pomares; controlo/eliminação de espécies exóticas, como a acácia, e recuperação da galeria ripícola; criação e melhoria de infraestruturas de proteção aos incêndios florestais (bocas de incêndio, kits de primeira intervenção, reservatórios de água); criação de métodos alternativos à queima de sobrantes agrícolas como a construção e instalação de compostor para resíduos, de um ecoponto florestal e de um biotriturador de resíduos.

“Ao ouvir a população a equipa do SMPC, percebeu que existiam algumas situações que, necessariamente tinham que ser levadas em consideração e integradas na candidatura: a necessidade de recuperar o reservatório de água existente na aldeia, que já não se encontra operacional, e as bocas de incêndio. E quanto a água, é também um objetivo a concretizar no âmbito desta candidatura a recuperação de uma linha de água bastante degradada, dominada neste momento por eucalipto e acácia.” - conclui Vasco Morais.

Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, destaca a importância dada, neste projeto, ao bem-estar da população e ao rearranjo paisagístico da envolvente ao aglomerado, referindo que “a melhoria e criação de uma rede florestal segura e acessível ao redor da aldeia, o denominado anel de segurança, que já desenvolvemos noutras aldeias do concelho, será assumido pelo município, já que não está sujeito a financiamento por este Programa. Esta candidatura é mais um passo que damos no sentido de contribuirmos para o aumento da capacidade de resposta da população em situação de incêndio florestal e do potencial resiliente das aldeias, neste caso do Chaínho e devemos assumi-lo, este é mais um passo que damos numa parceria de sucesso com a ADESA, associação determinante quer na elaboração desta candidatura, quer futuramente, na sua execução.”