Município de Penacova com compromisso para valorização da economia circular

O Município de Penacova aderiu ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro).

O Pacto é uma iniciativa enquadrada no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro e pretende valorizar práticas de economia circular, dando visibilidade às ações desenvolvidas na região com o objetivo de estimular a adoção de estratégias de circularidade.

António Magalhães Cardoso, vereador da autarquia penacovense com o pelouro do Ambiente, salientou a necessidade de “reconhecer a importância de atuação no campo da consciencialização da sociedade civil” onde cada vez mais “devem surgir estratégias complementares às ações desenvolvidas”.

A Câmara Municipal de Penacova sugeriu três ações para contribuir para a implementação da Agenda de Economia Circular do Centro. A recolha de biomassa nos parques instalados no concelho e o seu encaminhamento para uma central de produção de energia, dotar as escolas de compostores e sensibilizar para a compostagem, onde se fomente uma utilização mais eficiente e sustentável dos resíduos orgânicos, e por fim, a implementação de um sistema circular de alimentos nas escolas, mais concretamente um circuito curto nas refeições escolares.

De acordo com a presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, “os impactos das ações propostas permitirão, certamente, gerar práticas inspiradoras e exemplos inovadores, contribuindo para uma maior disseminação dos princípios de circularidade e acelerando, de forma decisiva, o processo de transição da região e do país para uma economia mais circular”.

A 2.ª edição do Pacto conta com a adesão de 101 entidades, das quais 29 autarquias municipais, sendo que 10 são pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.