Município de Penacova comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em espaços emblemáticos do concelho

A Câmara Municipal de Penacova associa-se anualmente às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, comemoração que tem como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e conservação.

Este ano, a comemoração iniciou-se, com uma visita guiada ao campo da Batalha do Buçaco, no âmbito do projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco”. Entre o Posto de Comando de Wellington e a aldeia de Santo António do Cântaro, num percurso onde se pisou história, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer, em território penacovense, alguns dos locais mais emblemáticos onde se travou a Batalha. Do Posto de Comando, local onde o Duque de Wellington observava o desenrolar da Batalha e a movimentação das tropas, até à Colina de Santo António do Cântaro, em que ocorreu o maior ataque das tropas francesas, perpetrado a partir do sopé da serra, os participantes foram interagindo com os Guias (Wellington e Reynier) e desvendando mistérios e curiosidades da emblemática Batalha, dos quais se destacam as movimentações de tropas e estratégia militar utilizada.

A visita terminou precisamente na pequena aldeia de Santo António do Cântaro, freguesia de Carvalho, atravessada pela estrada real, que ligava Viseu a Coimbra, local em que acampou o II Corpo do General Reynier, responsável por liderar o ataque a partir deste ponto. Ali, na aldeia que, ainda hoje mantém, praticamente, o mesmo traçado e dimensão daquela época, os participantes na visita tiveram a oportunidade de percecionar toda a serra e o seu relevo, percebendo assim, as dificuldades encontradas pelos soldados franceses, que vinham enganados por cartografias mal elaboradas do território português, um dos motivos da sua derrota nesta Grande Batalha.

Finda a visita, os participantes retornaram a Penacova, em transporte facultado pelo Município, à semelhança do que já havia ocorrido na deslocação para o Campo de Batalha, mas com a certeza de um maior conhecimento histórico na bagagem sobre a última Batalha Internacional ocorrida em território português até à data.

Ainda no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Mosteiro de Lorvão, será palco, dia 20 de abril, pelas 21h00, de um Concerto de Órgão pelo organista Silvano Rodi, natural de Ventimiglia (Itália). Professor do “Conservatoire Départemental de Musique des Alpes-Maritimes” em Nice (França), desde 1988, Rodi, iniciou o estudo de música em piano com Franco Mola. Obteve Diplomas de Cravo, Órgão e Composição para Órgãos no Conservatório "N. Paganini "em Génova, onde estudou com Attilio Baronti (órgão e composição) e Alda Bellasich (cravo). Em 1985, ganhou o "Primeiro Prémio de Órgão" no Conservatório de Nice (França), tendo-se especializado na interpretação da Música Barroca Francesa com René Saorgin. Completou, ainda, cursos avançados em Cremona (com Daniel Roth) e na Academia de Música de Órgão em Pistoia (Luigi Ferdinando Tagliavini e Louis Gonzales Uriol). Fundou o Ensemble Barroco "Collegium Musicum Alpazur" para a interpretação de música italiana e francesa dos séculos XVII e XVIII. É organista oficial da Igreja Mônaco "St. Devote", Inspetor Honorário de órgãos históricos do Ministério da Cultura e do Meio Ambiente da Itália e Diretor da Comissão para o Conservação e Restauração de Órgãos Históricos na Diocese de Ventimiglia-Sanremo.