Município de Penacova cria Gabinete Multidisciplinar dedicado para COVID-19

O Presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, anunciou hoje, que a autarquia tem em funcionamento desde o final do mês de outubro, um Gabinete dedicado Crise, para fazer face à situação vivida no concelho considerado, a avaliação, como de alto risco.

Do Gabinete fazem parte a Autoridade de Saúde Local, elementos da Câmara Municipal, Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários de Penacova e GNR.

“Na prática”, informa Humberto Oliveira, “este Gabinete tem desenvolvido um trabalho que nos permite monitorizar e acompanhar a situação que temos vivido no concelho e intervir o mais atempadamente possível. Conseguimos tomar medidas, nomeadamente, nas faixas da população mais vulneráveis, de forma a que o isolamento a que são obrigados, não os deixe sem alimentos ou medicamentos, por exemplo.” Este Gabinete permitirá igualmente que o município possa antecipar medidas futuras e tem sido um elemento determinante para o combate aos surtos identificados no concelho.

“As cinco entidades envolvidas neste processo têm interagido de forma crítica, conseguindo concentrar neste Gabinete a informação indispensável para que, mais uma vez, o concelho de Penacova, consiga superar estes surtos e para que possamos regressar à normalidade possível.” – conclui o Presidente da autarquia, que salienta, “desde o primeiro momento e estou a referir-me ao mês de março que estivemos atentos aos focos que foram surgindo. Neste momento somos, à imagem de tantos outros concelhos, considerados de alto risco, mas o esforço da população no cumprimento dos conselhos da autoridade de saúde local e das medidas governamentais, terá com certeza reflexo nas próximas avaliações. Sair desta lista será uma responsabilidade de todos, a responsabilidade de cumprir com o que nos é pedido para diminuir riscos de contágio, que nesta fase, como já verificámos são difíceis de controlar.