Município de Penacova e Câmara Municipal de Nova Friburgo (Brasil) estreitam relações

O Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, e o Presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), Vereador Alexandre Cruz, assinaram hoje uma Carta de Intenções que prevê a assinatura de um Protocolo de Geminação entre os dois municípios.

O documento foi assinado nos Claustros do Mosteiro de Lorvão, na presença do Presidente da Junta de Freguesia de Lorvão e Presidente da Filarmónica da Boa-Vontade Lorvanense, Rui Batista. A relação de amizade entre os dois municípios muito se deve à ação desta filarmónica, que mantém um convénio de intercâmbio cultural com a Banda Sinfônica Campesina Friburguense.

Através da assinatura da Carta de Intenções, os autarcas têm em vista o reforço das relações culturais entre os dois territórios, desejando que no futuro, e nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo “as ruas de Penacova e de Lorvão se encham de turistas brasileiros, que na sua passagem por Coimbra possam também descobrir Penacova e deixar-se deslumbrar”.

Humberto Oliveira mostrou a sua satisfação por mais este passo que o município de Penacova está a dar na sua abertura ao mundo, referindo que depois de Pont-Saint-Esprit (França) e de Cistierna (Espanha), Nova Friburgo será a terceira geminação de Penacova, a primeira fora da Europa. Para já, a Carta de Intenções assinada, prevê que os dois municípios unam esforços no sentido de poder assinar, brevemente, um Protocolo de Geminação que permita pôr em prática um conjunto de ações de cooperação, entre elas as relações culturais, artísticas, comerciais e empresariais.