Município de Penacova é um dos membros fundadores da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Foi assinado hoje o documento que celebra a fundação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. A criação desta Federação surge com o objetivo de promover, organizar e gerir os caminhos em território nacional que compõem esta rota milenar, seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX.

Encontrando-se em estudo entre os diversos municípios há já algum tempo, foi hoje, oficialmente lançada a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, numa sessão em Vila Pouca de Aguiar. Esta Federação conta com a adesão de 39 entidades que têm como objetivo implementar uma estratégia e sinalética comum nas vias portuguesas de peregrinação a Santiago de Compostela, de que a Câmara Municipal de Penacova se orgulha de ser membro fundador.

Segundo João Azadinho, Vice-presidente da autarquia penacovense, a integração de Penacova nesta Federação com caráter cultural sem fins lucrativos permite integrar uma estratégia comum, que revitalizará e dinamizará correntes de ligação entre o nosso país e Santiago de Compostela. Este roteiro com enorme valor histórico-cultural, permite a interculturalidade e o conhecimento das regiões, obtendo desenvolvimento económico, social e ambiental para as localidades atravessadas por este caminho.

Atualmente, no nosso país estão identificados três percursos principais. O Caminho da Costa, que se inicia no Porto, atravessa o Minho e entra em Espanha por Valença; o Caminho Interior, que parte de Viseu e entra em Espanha por Vilarelho da Raia, em Chaves; o Caminho Central Português, o mais percorrido, que sai da Sé de Lisboa, passa por Tomar, Coimbra, Porto e seguindo, depois, para norte.