Município de Penacova entrega bolsas de estudo

A Câmara Municipal de Penacova atribuiu, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, 24 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentaram o ensino secundário e/ou superior. Os 24 alunos contemplados viram, desta forma, reconhecido o seu mérito e desempenho escolar mas, igualmente, a atribuição desta bolsa permite atenuar as despesas dos seus pais durante o seu percurso escolar.

Presente na cerimónia, Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, declarou que o valor global de 15.200,00 €, atribuído a 16 alunos do concelho que frequentam o ensino superior e a 8 alunos que frequentam o ensino secundário, “não é nada mais que uma pequena ajuda a quem se dedica e vê esse seu esforço e dedicação concretizados no seu sucesso escolar. Mas esta é, sobretudo, uma ajuda às famílias que, apesar da sua carência económica, continuam a resistir e a investir no futuro dos seus filhos ou educandos, nomeadamente, no que à sua formação escolar diz respeito”. Sublinhando que, “a educação será sempre uma aposta firme e objetiva deste executivo, e penso que de qualquer autarquia. É na educação que está o futuro do nosso concelho e, na educação, não podemos falar em gastos e despesas, mas sim em investimento, pois só com bons alicerces estes, e os demais alunos do concelho, poderão triunfar a nível pessoal e profissional. A comunidade escolar, alunos, professores, auxiliares, pais e encarregados de educação, são a base para que todo e qualquer aluno possa desenvolver em pleno as suas capacidades, e a junção de todas estas condições garante-lhes a paz necessária para desfrutar do seu trabalho, estudar.”

Já, Sandra Ralha, Vereadora com os pelouros da Educação e Ação Social que se associou às palavras de Humberto Oliveira, reforçando que, “a evolução que o concelho de Penacova tem tido nas suas infraestruturas, nomeadamente no seu parque escolar, é também visível nestes resultados”, sublinhou que, “a atribuição destas Bolsas de Estudo, é uma medida criada no âmbito da ação social escolar, com o objetivo de minimizar as dificuldades socioeconómicas das famílias, apoiando os estudantes dos ensinos secundário e superior residentes no concelho, que apresentem comprovada situação de carência económica, mas igualmente, comprovado mérito escolar, com uma média final igual ou superior a 14 valores. Desta forma, com esta pequena ajuda, cremos efetivamente que estamos igualmente a contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural do concelho.”