Município de Penacova estreita laços com Cistierna

Uma delegação do município de Penacova deslocou-se nos dias 27 e 28 de maio a Cistierna, Espanha, para participar nas Festas em Honra de San Guilhermo de Penacorada. O convite partiu do Ayuntamiento de Cistierna e estendeu-se também à Filarmónica da Boa Vontade Lorvanense e à Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão.

A Vereadora do município de Penacova, Fernanda Veiga, o Presidente da Filarmónica da Boa Vontade Lorvanense, Rui Batista, e ainda dois elementos da Associação Pró-defesa do Mosteiro de Lorvão, Paula Silva e Fábio Nogueira, estiveram presentes na receção feita pelo executivo de Cistierna à delegação de Penacova. No seu discurso, o Alcalde de Cistierna congratulou-se com a presença da comitiva penacovense, explicando aos convidados ali presentes que a ligação entre Cistierna e Penacova, que hoje caminha para uma geminação, remonta à Idade Média e à devoção da Santa Rainha Teresa por San Guilhermo.

Fernanda Veiga destacou o caminho que as duas vilas têm seguido, referindo que “em pleno séc. XXI há mais fatores em comum nos nossos territórios que podemos desenvolver e aprofundar, como seja o património natural e paisagístico, o turismo ativo, assim como o intercâmbio cultural e associativo, facto que já hoje acontece com a Filarmónica da Boa Vontade Lorvanense e a Banda de Música de Cistierna”. A vereadora do município de Penacova reiterou ainda o convite aos presentes para se deslocarem a Penacova no próximo dia 17 de julho, dia em que se assinala o Feriado Municipal, e o dia escolhido para firmar o acordo de geminação entre os dois territórios.

Também a Filarmónica da Boa Vontade Lorvanense teve uma presença de destaque no programa cultural das Festas de San Guilhermo. No dia 27 atuou, juntamente com a Banda de Música de Cistierna, para uma plateia de mais de cinco centenas de pessoas e, no dia seguinte, as duas bandas acompanharam a procissão da romaria de San Guilhermo.