Município de Penacova firma protocolo com EDP Distribuição para modernizar Rede de Iluminação Pública

Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, celebrou esta semana com a EDP Distribuição um protocolo com o objetivo de definir os termos da requalificação e ampliação da iluminação pública do Concelho, continuando a EDP Distribuição a assumir parte dos encargos com a substituição de luminárias instaladas neste território.

De acordo com o documento assinado entre o Município de Penacova e a EDP Distribuição, na pessoa de Catarino Nogueira Alves, diretor de Rede e Clientes Mondego, as novas redes de iluminação pública terão de uma forma gradual tecnologia LED, assim como a remodelação e substituição gradual de luminárias com lâmpadas de vapor de mercúrio contarão igualmente com LED. Caberá ainda à Câmara de Penacova decidir em cada caso se nos núcleos mais antigos do Concelho serão colocadas lanternas clássicas.

Como afirma Humberto Oliveira, “no melhor interesse do Município e das suas populações, ficou salvaguardado neste protocolo que, tendo em conta a evolução tecnológica e a redução dos custos e dos consumos, a concessão será periodicamente revista”.

O Município de Penacova tem vindo nos últimos anos a investir na remodelação da sua rede pública de iluminação, tendo já colocado aproximadamente 534 luminárias LED em vários pontos do Concelho, operando uma considerável modernização ao mesmo tempo que tem conseguido baixar os custos da fatura energética.