Município de Penacova homenageia investigador Nelson Correia Borges

- Congresso internacional a decorrer no Mosteiro de Lorvão encerra com tributo a filho da terra

O Município de Penacova vai homenagear o investigador e professor universitário Nelson Correia Borges, amanhã, às 18h, no Mosteiro de Lorvão, no decorrer da cerimónia de encerramento do congresso internacional “O Mosteiro de Lorvão no tempo de Catarina de Eça (1471-1521”, que o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal estão a promover, hoje e amanhã, no referido monumento nacional da vila de Lorvão e antigo centro de produção de manuscritos iluminados no século XII.

O congresso, que conta com a presença de alguns dos mais reputados investigadores nacionais e internacionais de História da Arte, abriu, hoje de manhã, com a intervenção do historiador Roger Lee de Jesus, que falou sobre “Portugal em expansão e os novos mundos”. Seguiu-se Ghislain Baury, que abordou o tema “Las monjas cistercienses ibéricas según los visitadores de Claraval (1490-1533).

Depois, intervieram Saul António Gomes, para falar sobre “O monaquismo cisterciense português ao tempo de Catarina de Eça”, e Luís Rêpas, que se debruçou sobre “Os Eças e as Eças no Mosteiro de Lorvão”.

Da parte da tarde, Joana Antunes falou sobre “Restauratrix e cultrix: as empresas artísticas de Catarina de Eça”. Sucedeu-lhe Mercedes Pérez Vidal, que abordou a “Cultura material y autoridad litúrgica en Lorvão en tempos de Catarina d’Eca”.

O investigador Miguel Metelo de Seixas falou sobre “Heráldica de Dona Catarina de Eça, abadessa de Lorvão”. Maria Rosário B. Morujão abordou o tema “Os selos do Mosteiro de Lorvão ao tempo de D. Catarina de Eca”. Maria José Azevedo Santos falou sobre “As assinaturas autógrafas das religiosas da familia Eça e Zuelma Chaves e Alberto Medina de Seiça encerraram o primeiro dia do congresso com uma intervenção sobre “Livros de cantochão no tempo das Eças”.

“É uma enorme honra e um elevado prestígio acolher no nosso concelho e particularmente no Mosteiro de Lorvão um congresso desta natureza, com tão prestigiados oradores e com uma plateia tão rica de amantes de História da Arte que, graças a este evento internacional, ficarão a saber mais sobre a importância histórica do nosso mosteiro”, disse, na cerimónia de abertura do congresso, o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, que não escondeu alguma emoção por sentir que o Mosteiro de Lorvão está a ressurgir e a ser “recolocado no lugar que merece e lhe é devido”.

Sobre o homenageado

Nelson Correia Borges é licenciado em História (1976) e doutorado em Letras, na especialidade de História da Arte, com a dissertação Arte Monástica em Lorvão. Sombras e Realidade. Das origens a 1737, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecionou.

Tem como áreas de investigação a arte monástica em Portugal (séculos XVI-XIX); o Rococó em Portugal; a arquitetura e talha em Coimbra e região (Barroco e Rococó) e a cultura e arte populares.

É vogal correspondente da Academia Nacional de Belas Artes, desde 1985, membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e fundador de quatro associações de defesa do património: o Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, a Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão, o Grupo Folclórico de Coimbra e a Confraria dos Sabores de Coimbra.

Programa de dia 30 de junho, sexta-feira:

09h30 /11h00

Sessão 5 - Espaço, liturgia e materialidade

(Moderadora: Maria José Azevedo Santos)

Catarina Fernandes Barreira, "Nam as façam professas ate que saybam bem ler e cantar". A biblioteca do Mosteiro de Lorvão ao tempo das monias cistercienses

Conceição Casanova e Catarina Tibúrcio, A biblioteca monástica de Santa Maria de Lorvão: o caso de estudo das encadeações encomendadas por Catarina de Eca

Catarina Miguel, A cor nos manuscritos do Mosteiro de Lorvão

Coffee break

11h20/12h50

Sessão 6 - O culto dos santos em Lorvão: São Bernardo e os

Mártires de Marrocos (Moderador: Saul António Gomes)

João Luís Fontes e Maria Filomena Andrade, Catarina de Eça e as relíquias dos Mártires de Marrocos