Município de Penacova investe cerca de 900 mil euros em pavimentação na Freguesia de Carvalho

A Câmara Municipal de Penacova assinalou simbolicamente o dia 25 de de abril com a consignação da empreitada “Pavimentações na Freguesia de Carvalho – Troço 5 Caminhos / Carvalho”.

A obra, que aguardava apenas decisão judicial para poder avançar, corresponde a um investimento de 918.301,18€ numa estrada que se encontrava sinalizada pelo executivo municipal como prioritária, devido ao seu avançado estado de degradação e à urgente necessidade da mesma para a uma melhor e mais segura mobilidade das populações da freguesia de Carvalho.

“É um enorme gosto, receber aqui, na Freguesia de Carvalho, ainda que singela e simples, a comemoração do 25 de abril. Uma data histórica, cheia de simbolismo e que nos dias de hoje, nos transportam para uma intervenção de extrema importância para a população da nossa freguesia, pois já era esperada há algum tempo”, referiu Alcino Filipe, Presidente da Junta de Freguesia de Carvalho que prosseguiu o seu discurso agradecendo ao executivo liderado por Humberto Oliveira, congratulando-o por ter sido, nestes 47 anos de democracia, o Presidente eleito que mais investimento trouxe à freguesia de Carvalho.

Pedro Coimbra, Presidente da Assembleia Municipal de Penacova, exaltou os valores de abril de 1974, uma data cujo simbolismo é absolutamente fundamental ser assinalado e comemorado, num gesto de homenagem a todos e todas que lutaram pela liberdade nos tempos da ditadura. Sobre o contexto da obra assumiu que “é de inteira justiça dar mérito e assinalar o forte empenho de duas pessoas em especial, o Presidente da Câmara, Humberto Oliveira, e o Presidente da Junta, Alcino Filipe, e neles os seus respetivos executivos. É uma obra de caráter urgente e de extrema importância para o desenvolvimento deste território, dará melhores condições de mobilidade e acessibilidade, bem como dignidade às populações da Freguesia e permitirá uma ligação adequada à sede do Concelho, pois a mobilidade e acessibilidades”.

O Presidente da autarquia penacovense, Humberto Oliveira, ressalvou que “as vias de comunicação são um importante ativo para desenvolvimento do território e para sua atratividade são elas que causam o primeiro impacto na imagem que o concelho transmite. Mas o primeiro impacto positivo que este Executivo sempre pretendeu transmitir foi à população do concelho. Neste caso em particular, não foi fácil cumprir o objetivo, mas finalmente, o Tribunal decidiu e podemos avançar para que a população da freguesia de Carvalho, em primeiro lugar, tenho finalmente o impacto positivo que há muito espera. E, um destes dias, estou certo, não será apenas a população de Carvalho a sentir o impacto positivo desta estrada.”

A empreitada, adjudicada à empresa WINDPARK, Lda, pelo valor de 918.301,18€, irá ter início nas próximas semanas face à necessidade urgente de intervenção, relembrando que já em setembro de 2020, e de acordo com o planeamento técnico da obra, houve uma primeira intervenção realizada no troço “5 Caminhos / Vale da Formiga e Ramal de Caldures”, tornando-se agora estrada prioritária para o desvio do trânsito e respetiva sinalização temporária, tentando minorar os constrangimentos das condições de mobilidade.

Paralelamente, o Executivo Municipal visitou a Quinta da Malva, em Carvalho, espaço onde a Junta de Freguesia de Carvalho prevê instalar um espaço de lazer.