Município de Penacova investe na adesão da Praia do Vimieiro à Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto

"Mais uma importante conquista de Humberto Oliveira e do Município a que preside para a valorização do Vimieiro e do concelho de Penacova". Foi desta forma que Pedro Coimbra, presidente da Assembleia Municipal, congratulou o Município de Penacova pela adesão à Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto, durante a cerimónia em que foi hasteada a bandeira nesta praia fluvial, na presença de Rui Simão, diretor-executivo da ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A iniciativa só foi possível visto ter sido desenvolvido um acordo de parceria entre o Município de Penacova e a ADXTUR. Apesar de o concelho de Penacova não ter qualquer aldeia formalmente integrada na Rede das Aldeias do Xisto, dispõe, como refere Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, “de oferta turística relevante que permite consolidar este projeto, designadamente estruturas turísticas permanentes, a Praia Fluvial do Vimieiro e circuitos de BTT e pedestres plenamente integrados”.

Humberto Oliveira foi enfático quanto à sua decisão de integração nesta rede, referindo que "esta é uma praia de excelência, reconhecida e melhorada por todos os intervenientes para a valorização do património e da sua envolvente". Humberto Oliveira sublinhou ainda que, "de Coimbra a Viseu, o Vimieiro é a praia do xisto mais próxima destes dois polos urbanos".

A Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto engloba as melhores zonas balneares de rio da Região Centro, com infraestruturas de qualidade, águas cristalinas, paisagens naturais deslumbrantes, ar puro, muita frescura e tranquilidade. São locais de lazer e bem-estar únicos e, por esse motivo, "o trabalho realizado pelo Executivo Municipal de Penacova com vista à inclusão da Praia Fluvial do Vimieiro nesta rede faz, obviamente, todo o sentido", reforçou, João Azadinho, vereador que tutela o Turismo.

Este é o primeiro ano que a Praia Fluvial do Vimieiro integra a Rede de Praias Fluviais das Aldeias de Xisto, cuja cerimónia de adesão teve lugar esta sexta-feira, dia 16 de junho.