Município de Penacova lança agenda local para promover sustentabilidade

A Câmara Municipal de Penacova lançou a "Agenda Local para a Economia Circular", assumindo o compromisso do Município com a prossecução dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Numa cerimónia comemorativa do Dia Mundial do Ambiente, realizada no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, a autarquia decidiu lançar um incentivo à Economia Circular.

O objetivo é estimular um movimento a favor da sustentabilidade local e promover o efeito multiplicador que a partilha de boas práticas tem, nos indivíduos e nas organizações. Deste modo, O Município procurará implementar um plano de ação local que contenha estratégias, ações e recomendações para essa mesma transição.

A versão final da Agenda (na sua primeira edição) contempla 15 projetos, sendo que alguns já estão em fase de implementação no terreno, como é o caso dos Parques de Biomassa. Outros projetos, tais como os circuitos curtos nas refeições escolares, estão a ser analisados para implementação num futuro próximo. Este projeto visa que a aquisição dos produtos alimentares utilizados na confeção das refeições escolares, seja feita aos produtores e comerciantes locais, diminuindo os impactos ambientais do seu transporte e fomentando a economia local. Este projeto promove a redução do desperdício alimentar e o aproveitamento dos resíduos para compostagem. Nesta matéria, foi hoje inaugurado um compostor comunitário, no Parque Verde António Manuel Marques, como forma de valorizar os biorresíduos, num processo 100% natural, convertendo-os em fertilizante.

António Magalhães Cardoso, vereador do ambiente da Câmara Municipal de Penacova, salientou que “o guia de boas práticas ambientais aqui hoje lançado, fomenta a consciencialização ambiental e indica-nos medidas simples que podemos e devemos empregar no nosso quotidiano, numa tentativa clara, de redução da pegada ambiental em aliança com o desenvolvimento equilibrado e sustentável”. Alertando ainda para o paradigma da sensibilização para a sustentabilidade, considerando “indispensável uma nova educação, centralizada na obtenção de competências que permitam promover uma política de sustentabilidade, assente numa gestão mais eficiente e necessária, reduzindo a quantidade de recursos para a obtenção da finalidade”.

No dia 3 de junho, as comemorações do Dia Mundial do Ambiente foram iniciadas com uma palestra do Prof. Silva Afonso, especialista em hidráulica urbana e perito da União Europeia e Vice-Presidente do Comité Mundial da Água, sobre Eficiência Hídrica, no Agrupamento de Escolas de Penacova, perante um auditório cheio de alunos que demonstraram muito interesse neste tema.

Finalizando as comemorações do Dia Mundial do Ambiente em Penacova, foram apresentados os novos equipamentos de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do município, numa aposta ao desenvolvimento e melhoria contínua dos serviços prestados aos munícipes.