Município de Penacova liga-se ao Projeto Rios

Numa iniciativa promovida pelas Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), o Município de Penacova participou, nos dias 9 de março e 7 de abril, no curso de monitores do Projeto Rios, em Aveiro.

Este projeto de Educação Ambiental tem como objetivo intensificar a participação social entre a autarquia, IPSS´S, escolas e outras entidades, na “adoção” e monitorização de um troço de 500 metros de rio ou ribeira do concelho, de modo a sensibilizar a sociedade para os problemas dos ecossistemas ribeirinhos e a consequente necessidade de conservação e valorização. A metodologia utilizada passará pela recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, históricos e etnográficos, bem como desenvolvimento de ações de melhoria (limpeza, plantações…) que contribuam para a qualidade do espaço fluvial.

Participam atualmente no Projeto Rios, 113 municípios, 454 grupos inscritos, 457 monitores e 227 km de troços de água já adotadas num total de 50 mil pessoas em ações de monitorização, preservação, divulgação e melhoria dos rios e ribeiras de Norte a Sul do país.