Município de Penacova obtém financiamento europeu para Rede de Saneamento nas Freguesias de Lorvão e Figueira de Lorvão

O Município de Penacova lançou recentemente os concursos públicos de empreitada para construção da rede de saneamento de Chelo e Chelinho na Freguesia de Lorvão e de Telhado na Freguesia de Figueira de Lorvão. Os anúncios foram já publicados em Diário da República e o investimento ascende a 1.547.634,22€, sendo que 1.103.725,23€ serão comparticipados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, programa temático do PORTUGAL 2020.

De acordo com Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, “estas operações têm uma taxa de comparticipação de 85% do PORTUGAL 2020 e os prazos de execução são de 180 dias para Chelo e Chelinho e de 150 dias para Telhado, tendo o Município garantido o sucesso da candidatura efetuada. A execução da Rede de Saneamento do lugar de Telhado, e encaminhamento dos efluentes para a ETAR de Penacova, conta com um investimento de 507.218,29€. A execução da Rede de Saneamento dos lugares de Chelo e Chelinho, e encaminhamento dos efluentes para a ETAR de Penacova terá um investimento de 762.205,93€.

Como refere Humberto Oliveira, “com esta obra no Concelho, a qualidade de vida dos cidadãos ficará ainda mais beneficiada, respeitando o ambiente e a sustentabilidade, dotando o Concelho de equipamentos públicos modernos”. Humberto Oliveira assegura que “o investimento noutras freguesias que também têm necessidades por suprir está a ser preparado, no entanto esta janela de oportunidade surge porque em ambos os casos existe a possibilidade de encaminhar os afluentes para tratamento, possibilitando colocar estas redes em funcionamento de imediato. Ainda de referir que no caso da localidade de Telhado esta rede servirá a Unidade de Cuidados Continuados “Solar de Billadonnes” que aí funciona e que, tratando-se de uma infraestrutura de alguma dimensão, esta é uma boa medida. Já relativamente a Chelo e Chelinho, com a implementação desta rede a Freguesia de Lorvão fica com perto de 100% de cobertura efetuada.

Para Humberto Oliveira "o ideal seria que todas as freguesias tivessem já hoje a taxa de cobertura que tem a Freguesia de Lorvão, no entanto tal ainda não é possível", mas acredita que "com equilíbrio e em diálogo com os autarcas e as populações conseguir-se-à alcançar esse objetivo e avançar rumo a um Concelho mais inclusivo e com melhores condições para fixar pessoas".