Município de Penacova promove proximidade, afetos, livros e levantamento de tradições com o serviço Biblio_e_cidadani@

O Município de Penacova implementou no passado dia 5 de outubro o Biblio_e_cidadani@. Um serviço de aproximação ao munícipe, pois leva os serviços do Balcão Único de Atendimento, mas também afetos. Tem uma dimensão de apoio social de combate à solidão e ao isolamento. Escutar, ouvir, conversar, contar são palavras que todos os dias os técnicos da Biblioteca Municipal de Penacova, afetos a este serviço, relatam após o seu dia de trabalho. Num concelho bastante assolado pelo trágico incêndio de outubro este serviço, durante duas semanas interrompeu os seus itinerários e levou bens primários a quem mais necessitou.

Este serviço que promove o livro e a leitura tem um importante papel, no esbater das desigualdades de acesso ao Livro e à Leitura, fruto do isolamento social e geográfico de algumas populações. Hoje, e com certeza no futuro, este serviço irá continuar o seu importante papel de aproximação e disponibilização de recursos bibliográficos, humanos e sentimentais, indo ao encontro dos seus utilizadores, visitantes e amigos. Esta busca incessante de novos utilizadores fora das ameias, por vezes demasiado altas das bibliotecas comuns, são um desafio cada vez maior, numa sociedade em constante movimento e com utilizadores cada vez mais voláteis.

Biblio_e_cidadani@ abrange cem e uma localidades do concelho de Penacova, presta serviço de apoio bibliotecário aos centros de dia e escolas mais afastadas da sede do concelho. Ao longo destes três meses foram criados cerca de setenta novos utilizadores e emprestados mais de cento e cinquenta documentos. São ainda disponibilizados baús de leitura e as escolas podem assistir ao conto do mês.