Município de Penacova quer apoiar a Internacionalização das suas Empresas

O Município de Penacova e a União de Exportadores da CPLP (UE- CPLP) assinaram este fim-de-semana um protocolo de colaboração que visa potenciar as relações económicas entre os vários países que integram esta comunidade. O documento foi assinado durante o V Fórum da União de Exportadores da CPLP, evento que contou com a presença de um conjunto de empresas penacovenses.

Foi com o desígnio de “poder ajudar a desenvolver negócios e de abrir portas, no futuro, às empresas penacovenses que queiram internacionalizar” que, nas palavras de Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, “o Município decidiu estar presente neste evento e firmar este Protocolo”. A parceria entre as duas entidades abrange as áreas do desenvolvimento de oportunidades de negócio, formação e consultoria, tendo em vista o fomento de atividades comuns, a realização de ações de formação junto de empresas do concelho, ações de networking, etc. Tem como fim último apoiar as empresas do concelho que pretendam exportar ou internacionalizar para mercados como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A UE-CPLP é uma associação que tem como objetivo a divulgação e implementação de sistemas de incentivo à exportação, com selo de segurança, em todos os países membros e observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Esta associação apresenta-se, assim, como reguladora de boas parcerias, dedicando-se à divulgação e implementação de sistemas de incentivo à exportação, apoio à internacionalização de empresas e promoção de instrumentos de facilitação e desenvolvimento da atividade empresarial.