"O Nabo Gigante” Une leituras em Penacova

A Câmara Municipal de Penacova, através do Pelouro da Cultura, patrocina a dinâmica da Biblioteca Municipal nas suas atividades dirigidas a um vasto público, nomeadamente no projeto “Ler humaniza o ser” do Plano Nacional de Leitura, que engloba o processo pedagógico e lúdico “Leituras que unem”, num estímulo à aprendizagem e ao autoconhecimento.

Naquele contexto, as práticas envolvidas nas histórias que se contam, convidam as crianças a uma interação com os contadores, num processo de compreensão, comunicação e de sociabilização. A história contada “O nabo gigante” de Alexis Tolstoi e Ilustrações de Niamh Sharkey foi transportada para o tapete de histórias, numa panorâmica a três dimensões onde as personagens foram aparecendo cheias de peripécias à volta de um nabo gigante “impossível” de arrancar.

As crianças presentes das creches da Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial de Lorvão e do Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro  também ajudaram, tal como na história, uma a uma a arrancar o nabo gigante… mas, na história, tudo só acaba em bem com a colaboração de todos os animais, que ajudam a resolver o problema… Todos juntos, puf! O nabo gigante saiu da terra.

Depois da história contada, foi altura de deixar sair a espontaneidade das crianças através da dança, resultando na alegria de se poderem exteriorizar através dos movimentos do corpo. Meta atingida nesta estimulante atividade.