Paços do Concelho em Tons de Azul contra os Maus-Tratos na Infância

O Município de Penacova ilumina o Edifício dos Paços do Concelho durante o mês de abril, em tons de azul. O convite foi lançado pela CPCJ de Penacova, associando-se desde a primeira hora à campanha da Comissão Nacional da CPCJ, de forma a assinalar o “Mês da prevenção dos Maus-Tratos na Infância – Abril”.

Esta é uma das várias iniciativas que integram a campanha desenvolvida localmente pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Penacova, com o intuito de alertar e sensibilizar toda a população para o cuidado e a proteção para com as crianças.

Foi de forma perentória que a autarquia de Penacova se associou a esta causa, como refere Sandra Ralha, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Penacova, “é um dever de toda a sociedade incutir e cuidar da educação dos nossos jovens, e nós enquanto autarquia, apoiaremos sempre este tipo de ações, tentando sensibilizar de uma forma mais notória os cuidados que devem ser assegurados às crianças e jovens”.

Esta campanha, que na sua génese começou como uma homenagem de uma avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.