Penacova adere à Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local

O Município de Penacova aderiu à Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local.

A Autarquia assumiu formalmente o compromisso público de prosseguir com a implementação de ações para a eliminação das desigualdades políticas, económicas, sociais e culturais ao nível da participação de mulheres e de homens na vida local.

O documento, elaborado e promovido pelo Conselho de Municípios e Regiões da Europa, é especificamente dirigido às coletividades locais e regionais, dando a conhecer o compromisso das mesmas, com o princípio da igualdade de géneros, valorizando e promovendo a igualdade.

São já vários os municípios portugueses que aderiram à Carta, de modo a colmatar, conforme se pode ler na proposta de adesão, "as desigualdades ainda persistentes, promovendo a igualdade entre mulheres e homens e adotando uma perspetiva de género transversal nas políticas municipais delineadas para todas as esferas da vida em sociedade”.

“Os princípios, objetivos e metas temporais evocadas na Carta Europeia para a Igualdade coadunam-se com os propósitos defendidos pelo município e possibilitam o fortalecimento do trabalho em rede nesta matéria com os congéneres subscritores da mesma“, refere a proposta.

“Trata-se não apenas de um ato simbólico, mas, também, da assunção de um compromisso que temos como essencial para o desenvolvimento local e, a jusante, determinante para o futuro das nossas gerações”, afirma Magda Rodrigues, vereadora com o pelouro da cidadania e igualdade.