Penacova assinala Dia Nacional dos Moinhos

O Município de Penacova assinalou, hoje, o Dia Nacional dos Moinhos com a assinatura de um Protocolo de cedência da utilização das instalações e equipamentos de dois moinhos, localizados respetivamente na Serra da Atalhada e na Portela da Oliveira à Padaria do Largo, Unipessoal, Lda.

A cedência de ambos os moinhos, propriedade da autarquia, por um período de cinco anos, insere-se numa estratégia de estabelecimento de parcerias que permitam a salvaguarda de ofícios ancestrais e de especial relevância para a memória histórico-cultural do concelho, como a arte do moleiro, bem como, assegurar a transmissão dos seus conhecimentos, permitindo alavancar a produção de farinha pelo método artesanal e a sua posterior transformação em pão.

“Hoje, procuramos cada vez mais fazer escolhas sustentáveis, procuramos destinos amigos do ambiente, um maior contacto com a natureza, procuramos saber a origem do que comemos, como chega ao nosso prato e, cada vez mais, experimentamos fazer. Por isso, quando tomamos esta iniciativa, não estamos apenas a perpetuar a tradição da atividade dos moleiros do concelho, estamos a valorizar um produto endógeno de qualidade, a farinha moída de forma artesanal, que será transformada em pão e que valorizará a nossa oferta e a oferta das nossas padarias”, refere Humberto Oliveira.

João Azadinho, Vereador com os Pelouros do Turismo e da Cultura, reforça as palavras do Presidente da autarquia, sublinhando que “o concelho possui vários núcleos molinológicos, de que se destacam, a Portela da Oliveira, Gavinhos, Atalhada, Aveleira-Roxo, mas também muitas azenhas espalhadas por Rios e Ribeiras. Este dia faz realmente todo o sentido para nós e, faz também todo o sentido, este Protocolo, porque nos permite recuperar em dois núcleos em que a autarquia possui moinhos, essa tradição de moer. E é também muito importante vermos essa farinha voltar a ser matéria prima, em dois espaços que assim se tornam museus vivos abertos a visitas de âmbito turístico ou escolar”.