Penacova candidata 5 doces às 7 Maravilhas dos Doces de Portugal

Pastel de Lorvão, Nevada, Biscoitos de cerveja artesanal e Flor de Sal, Tarte de Pão e Folar Doce, são os candidatos de Penacova à eleição das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal, concorrendo nas categorias de doces de Território, Doces de Inovação, Doce de Colher e Doce à Fatia e Doce Festivo.

João Azadinho, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penacova, destacou que esta candidatura se justifica plenamente porque “a gastronomia é cada vez mais um elemento diferenciador e, no caso da doçaria, Penacova possui uma excelente oferta, agora reforçada também pela aposta na inovação à base de produtos endógenos. O nosso envolvimento, neste concurso, faz igualmente todo o sentido dada a CIM Região de Coimbra ter recebido o título de Região Europeia da Gastronomia 2021.”

As 907 candidaturas apresentadas até 17 de março, encontram-se a ser agora avaliadas e validadas pelo Conselho Científico, sendo a lista final de candidatos divulgada brevemente. Após a validação de todas as candidaturas, um Painel de Especialistas, vota para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas 7 categorias, sendo 3 de cada categoria, num total nacional que pode atingir, na primeira fase os 420 doces. A 8ª edição das Sete Maravilhas, em Portugal, reinventa-se em 2019, apresentando nos meses de julho e agosto, 20 programas em daytime, transmitidos em direto, realizando-se as semi-finais nos dias 24 e 31 de agosto e a Gala Finalíssima a 7 de setembro, data em que serão eleitos pelos portugueses 7 doces como Maravilhas de Portugal.