Penacova celebra 75 anos da EN2 com colocação de totem comemorativo

O Município de Penacova associou-se hoje à comemoração do 75º aniversário da Estrada Nacional 2 com a instalação de um totem comemorativo da efeméride ao Km 238, numa iniciativa da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.

A EN2, com uma extensão de 739 kms, atravessa 11 distritos e 35 concelhos e tem paragem obrigatória, no concelho de Penacova, ao KM 238, bem próximo da Praia Fluvial do Reconquinho. Ligando o norte ao sul do país, de Chaves a Faro, aquela que é uma das mais extensas estradas a nível mundial, constitui uma importante rota turística e atrai cada vez mais turistas que, fazendo a Rota, conhecem de perto o interior do país com realidades, paisagens, património, saberes e sabores únicos.

Penacova, um dos municípios fundadores da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, criada em 2016, tem ao longo deste ano, “assinalado de formas diversas os 75 anos da Nacional 2, quer oferecendo brindes aos que nos visitam e que aqui carimbam o seu passaporte, quer criando bem no centro de Penacova um spot (um pão de forma) muito visitado e fotografado este Verão”, refere João Azadinho que salienta “a Câmara Municipal já há algum tempo que demonstrou à Estradas de Portugal, interesse em adquirir o espaço  onde hoje instalámos o totem comemorativo. O nosso objetivo é, obviamente, recuperar este espaço, para que quem nos visita possa desfrutar e fazer uma pausa. A nossa intenção, é que este seja um espaço de promoção da EN2, mas também do nosso território nomeadamente promovendo os nossos produtos endógenos.”