Penacova celebra o seu Feriado Municipal

O Município de Penacova assinalou, a 17 de julho, o seu Feriado Municipal, data que assinala o nascimento da “figura mais emblemática da história de Penacova “, como refere o Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira. A Cerimónia Oficial, foi presidida por Sua Ex.ª, o Sr. Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, que evocou António José de Almeida, como um “exemplo” como presidente da República numa “época difícil e de instabilidade constante”.

Também Pedro Coimbra, Presidente da Assembleia Municipal de Penacova, destacou a importância da figura de António José de Almeida e do seu exemplo, enquanto político, democrata e republicano, não deixando de salientar a importância dos novos desafios e das importantes parcerias transterritoriais, sejam elas entre autarquias em território nacional, sejam elas com autarquias fora de Portugal.

As cerimónias que se iniciaram com o hastear da bandeira nacional, ao som d’A Portuguesa, foram seguidas da homenagem do município à figura de António José de Almeida, com a colocação de uma coroa de flores no busto erigido em sua honra. Após este momento de grande simbologia e tradição para os penacovenses, ouviu-se o Hino de Espanha, descerrando-se, após o mesmo, a placa comemorativa da geminação entre os municípios de Penacova e Cistierna (Província de Léon).

Englobada nas cerimónias oficiais do Feriado Municipal, a assinatura do Acordo de Geminação entre as duas localidades, permitirá segundo o alcalde de Cistierna, Nicamor San Velez, reforçar o vínculo das relações “ao nível económico e social”, lembrando que, para além das relações de amizade que unem “já” os dois povos, há ainda a relação “espiritual” que une a devoção comum das duas localidades à Beata Santa Rainha D. Teresa.

Esta é uma ideia partilhada pelo presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, que salientou o facto de este acordo “ não ser o epílogo de nada, mas sim o início de tudo”, recordando todo o trabalho desenvolvido e percursor deste acordo com visitas mútuas entre comitivas de ambas as comunidades. Acrescenta Humberto Oliveira que o acordo celebrado significa o reforço da abertura de Penacova ao exterior. Nesse sentido durante esta semana, o município acolhe cerca de meia centena de jovens de Cistierna, os quais irão participar “num vasto programa que lhes permitirá ficarem a conhecer melhor a história de Lorvão, Penacova e Coimbra”.

Estas cerimónias ficaram ainda marcadas pela homenagem aos colaboradores do Município de Penacova que completam 25 anos ao serviço do município, ou que se aposentaram ao longo do corrente ano. Este é, segundo Humberto Oliveira “ um ato de reconhecimento justo e de gratidão aos colaboradores”. Esta é uma iniciativa que o Município de Penacova vem concretizando nos últimos anos reconhecendo quem “ dá o seu esforço e dedicação diariamente para garantir que o melhor apoio é prestado à população “, concluiu o autarca penacovense, palavras igualmente reforçadas por Pedro Coimbra, que salientou o enorme apreço pelos colaboradores do município homenageados.