Penacova homenageia José Barbosa Santos Leite

No dia, em que passam 90 anos sobre a morte do Major Santos Leite, a Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, homenageou em parceria com a Câmara Municipal de Penacova, o ilustre cidadão português que, tendo nascido em Telhado, localidade daquela freguesia, no dia 21 de março de 1884, viria a ser o piloto que realizou o primeiro voo militar em Portugal.

Selecionado de entre um grupo de alunos-pilotos que tinham recebido instrução de voo nos Estados Unidos, França e Inglaterra para ser o piloto do primeiro voo oficial militar em Portugal e, após ter sido já o primeiro piloto português a obter o brevet militar em França, ficaria ligado à história da aviação militar portuguesa ao ter pilotado pela primeira vez em Portugal, no dia 17 de julho de 1916, aquele que viria a ser também o primeiro voo oficial da Pista de Vila Nova de Rainha. Santos Leite, já com a patente de Major viria a falecer no dia 30 de novembro de 1928, num acidente aéreo no Aeródromo de Alverca.

Na cerimónia evocativa à memória do Major Santos Leite, Pedro Assunção, presidente da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, afirmou que este gesto demonstra que devemos olhar para o futuro, mas sempre tendo em conta os nossos antepassados e os marcos estabelecidos por eles. Também presente, a família do homenageado, representada pelo neto, José Santos Leite, agradeceu o gesto da autarquia penacovense e da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, pelo facto de homenagearem o seu avô, mas mais do que isso pela importância que atribuíram à sua carreira pioneira na aviação militar e à importância que isso teve para o território e para o país.

Tomando a palavra, o Prof. Doutor Reis Torgal, sublinhou a importância de não devermos “esquecer as figuras históricas de Penacova, que são também figuras históricas nacionais.” Recordando ainda a importância de António José de Almeida na formação da Aviação Militar, pois foi sua a proposta nesse sentido, apresentada em 24 de junho de 1912, Reis Torgal reforçou que “como disse o presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra, na sessão comemorativa do Feriado Municipal, em 17 de julho, lembrando uma afirmação do escritor argentino de origem portuguesa Jorge Luís Borges, uma Comunidade não existe sem História.” Acrescentando a sua reflexão, de que “ao contrário do que se pensa, a História não é o passado (o “facto” já feito e já morto), mas o homem no tempo e no espaço, seja no Passado, como no Presente ou no Futuro, seja em Penacova, como em Portugal ou no Mundo.”

Lembrando o marco histórico hoje celebrado, Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, frisou que, com a colocação desta placa não se encerra a homenagem, mas sim o início da mesma, pois “esta cerimónia deve ser um exemplo de que há figuras penacovenses que merecem ser reconhecidas pelos seus feitos, pois levaram mais longe o nome do concelho, e devem ser lembrados pelas suas capacidades e pelos atos que realizaram.”