Penacova inicia trabalhos nos açudes do Rio Alva

Recomeçaram as obras de intervenção no Rio Alva, nomeadamente nos açudes de Cardal, Lapa, Vimieiro, Vale das Chãs e Cornicovo, fruto do protocolo celebrado entre o Município de Penacova e a Agência Portuguesa do Ambiente e as quais são suportadas por verbas do Fundo Ambiental.

Após uma primeira fase de limpeza das margens, com interrupção programada para não afetar a época balnear numa das praias de bandeira azul do concelho, o município vê prosseguirem os trabalhos, cuja empreitada global se cifra nos 150 mil euros.

Estas intervenções inserem-se num projeto levado a efeito com intervenção dos técnicos do Município de Penacova e da APA, que visam recuperar estruturas extremamente importantes para as atividades que se pretendem levar a efeito ao longo do Rio Alva.

Humberto Oliveira refere que "estas obras há muito esperadas são boas notícias para um dos cursos de água mais belos de Portugal, pela sua envolvência natural e paisagística". Humberto Oliveira salienta ainda o papel dos proprietários, que não colocaram entraves às diversas intervenções que foram sendo feitas, ao apoio dado pelas pessoas que estão muito ligadas a estes locais e aos técnicos do Município de Penacova e da APA. O seu desejo é que "as obras decorram bem e sem atrasos e assim ficar concluída mais uma etapa levada a efeito pelo Município de Penacova e pela APA, sempre com intuito de promover e melhorar o Rio Alva e toda a sua envolvência".