Penacova integra a Semana Europeia da Mobilidade

A Câmara Municipal de Penacova associa-se, mais uma vez, à Semana Europeia da Mobilidade (SEM), este ano sob o tema da “Eficiência Energética”. À semelhança da edição anterior, o slogan desta edição mantém-se: “Combina e Move-te!”

No âmbito da SEM de 2023, a Câmara Municipal de Penacova vai promover um conjunto de ações que pretendem sensibilizar a população e os decisores para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário, contribuindo para melhorar a mobilidade, a qualidade de vida e a sustentabilidade dos recursos naturais, chamar a atenção da população em geral para repensar a forma como se desloca, incentivando a substituição do automóvel particular pela utilização de outros meios menos poluentes ou do Transporte Flexível a pedido (projeto SIT-Flexi).

Nesta iniciativa, a Câmara Municipal de Penacova irá cortar o arruamento junto à Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva, no dia 22 de setembro, assinalando o “Dia Europeu Sem Carros” e transformando esse espaço viário num parque de jogos para a promoção da atividade física.

O “Dia Europeu Sem Carros” celebra-se anualmente, no dia 22 de setembro, com o objetivo de sensibilizar a população e os decisores. O tema deste ano “Escolhe. Muda. Combina”, destaca a multimodalidade e incentiva as pessoas a refletirem sobre a variedade dos meios de transporte à sua disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar mais rápida e agradável. É possível poupar dinheiro, melhorar a saúde e ajudar o ambiente escolhendo os meios de transporte de forma inteligente.

No âmbito do programa, haverá uma reunião entre o executivo municipal e os presidentes das juntas e uniões de freguesia do concelho de Penacova para discutirem matérias relacionadas com o Programa Municipal de Acalmia de Tráfego, lançado em 2022, onde se incluíam as acessibilidades a pessoas com mobilidades condicionadas e investimento com mais segurança das vias, bem como sobre os objetivos a alcançar num novo Programa para 2023/2024.